terça, 12 maio 2015 15:26

Oliveira do Hospital com a maior taxa de execução do QREN entre os municípios da CIM-Região de Coimbra

Oliveira do Hospital é o Município da CIM-Região de Coimbra com a maior taxa de execução dos fundos comunitários provenientes do QREN-Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro.

Com uma taxa de realização física e financeira de 99,29 por cento – em ex aequo com outro município do distrito de Viseu –, numa avaliação feita em 19 de março deste ano à execução do QREN 2017-2013 nos 19 municípios que integram aquela comunidade intermunicipal, Oliveira do Hospital destaca-se também por estar entre os cinco municípios daquela CIM com maior volume de comparticipação financeira no conjunto dos projetos candidatados ao QREN e que traduz um investimento em projetos aprovados e realizados de 12.834.462,06 milhões de euros, com uma comparticipação de 9.734.056,05 €.

Entretanto, e dentro do QREN, que foi prolongado até 31 de dezembro deste ano, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) candidatou recentemente, para aprovação em overbooking, o projeto do Mercado Municipal e Central de Camionagem, assim como a empreitada relacionada com a “Beneficiação da Estrada Municipal nº 517, entre Lourosa e o limite do concelho de Arganil, Barril do Alva.

Este aproveitamento de fundos comunitários não tem paralelo com qualquer outro quadro comunitário de apoio anterior, quer ao nível do volume de investimento, quer essencialmente pelo elevado valor de comparticipação obtido.

Numa altura em que o acesso ao QREN está assim praticamente concluído e com excelentes resultados, a CMOH está agora concentrada na definição da estratégia para aceder aos fundos comunitários do Programa Portugal 2020.

Para o efeito, e tendo em conta que Oliveira do Hospital é um dos 31 eixos urbanos com enquadramento específico na política de cidades e na regeneração urbana, a CMOH encontra-se já a definir a ARU – Área de Reabilitação Urbana e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, que se encontra neste momento em fase adiantada de elaboração.