sexta, 08 maio 2015 10:21

V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai promover a V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento, numa parceria alargada com a ADI - Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital; a ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra; o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH); a BLC3 - Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro; a CIM RC – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra; a EPTOLIVA - Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital; a ESTGOH - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital; o FABLAB Coimbra; o GIP - Gabinete de Inserção Profissional de Oliveira do Hospital; e o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Educação; Empreendedorismo; Ciência, Tecnologia e Inovação; Formação e Orientação Profissional; Juventude; Cultura e Comércio Local; Cidadania; Economia Social são conceitos que dominam as iniciativas que serão desenvolvidas de 8 de maio a 30 de junho.

O programa desta 5.ª edição tem início esta sexta-feira, 8 de maio, às 21H na Casa da Cultura César Oliveira, com a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio dirigido aos alunos do ensino secundário e profissional e promovido no âmbito do projeto “Empreendedorismo nas Escolas – Educação Empreendedora”.

Uma das novidades deste ano da V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento é a realização da iniciativa “Da Escola para o Trabalho” e que consiste na apresentação dos cursos profissionais aos empresários do setor.

No dia 19 de maio, às 15H00 na sede do AEOH será feita a apresentação do curso Restauração – variante restaurante e bar aos empresários da área da restauração e no dia 21 de maio, também às 15H000 na Eptoliva, os empresários e operadores turísticos participarão na apresentação do curso profissional de Turismo desta escola profissional.

Destaca-se também a realização do workshop “Currículos Criativos” e dos “Dias Abertos” que decorrerão nas instalações da ESTGOH e da BLC3, com visita guiada às instalações e laboratórios das duas entidades, durante todo o dia 20 de maio. Estas atividades têm como público-alvo os alunos do AEOH e Eptoliva e da ESTGOH, respetivamente.

Tendo como público preferencial, as pessoas em situação de desemprego, o IEFP em parceria com o GIP desenvolverão a ação “Ativar Competências de Empregabilidade”, no dia 26 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal, na cidade.

No dia seguinte, 27 de maio, terá lugar o workshop “Empreendedorismo: da ideia inicial ao Plano de Negócio – Boas práticas”. Este workshop será desenvolvido nas instalações da ESTGOH, com início às 10H00 e é dirigido a desempregados com apetência pela área do empreendedorismo e alunos daquela escola.

“Portugal 20-20 – Como aceder ao financiamento comunitário” é o tema da conferência que se realizará no dia 1 de junho, às 21H00 na Casa da Cultura César Oliveira. Uma iniciativa promovida pelo Município de Oliveira do Hospital e BLC3 e que é dirigida a empresários, empreendedores e público em geral.

Inseridas na vasta programação da V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento destacam-se também iniciativas como o Conselho Municipal da Juventude (15 de maio), a Feira do Livro de Oliveira do Hospital (21 a 24 de maio), a realização de um novo Fórum das Comunidades no âmbito do “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”.

Será também promovida uma visita “de experimentação” ao FABLAB de Coimbra, com a participação de um grupo de alunos da ESTGOH, da EPTOLIVA e Secundário do AEOH que terão oportunidade de conhecer este laboratório de prototipagem rápida. Ainda no mês de junho serão realizadas sessões de apresentação dos projetos “Empreender+ Oliveira do Hospital”.