quinta, 23 abril 2015 19:24

Oliveira do Hospital assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município de Oliveira do Hospital assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se comemora anualmente a 18 de abril, com uma atividade pedagógica dirigida às crianças na passada segunda-feira, 20 de abril.

No Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva teve lugar a dramatização da lenda sobre a origem do nome da Bobadela, preparada pelo serviço educativo da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. Participaram na iniciativa as crianças do pré-escolar que frequentam o Jardim de Infância da Bobadela e do Largo da Feira (Oliveira do Hospital).

Em 2015, as comemorações deste Dia Internacional decorreram sob o tema “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar e Partilhar”, escolhido pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) que este ano celebra 50 anos.

E foi com este lema que se idealizou esta dramatização seguida da visita ao Museu e Ruínas Romanas: conhecer o património material e imaterial; explorar através da visita guiada; e partilhar a informação e conhecimento adquirido para que sejam cativados mais e novos públicos.

A dramatização pode ser apresentada em qualquer momento para o público em idade escolar e pré-escolar do concelho de Oliveira do Hospital e dos concelhos limítrofes, estando sujeita a marcação prévia, atingindo dessa forma um dos grandes objetivos da atividade que é cativar novos públicos ao Museu Municipal e às Ruínas Romanas da Bobadela.

Com esta atividade, o Município de Oliveira do Hospital pretende dar continuidade ao trabalho de divulgação e promoção do património bem como dinamizar novas iniciativas que conjuguem a visita ao património classificado do concelho, nomeadamente aos três monumentos nacionais, com pequenas dramatizações relacionadas com a história local.

A vereadora dos pelouros Cultura e Educação, Graça Silva, que acompanhou a iniciativa, sublinhou junto dos mais novos a importância para a preservação do nosso património e convidou os jovens alunos e as suas educadoras para descobrirem os monumentos e sítios de interesse no concelho, visitando-os juntamente com familiares e amigos.

O concelho de Oliveira do Hospital conta com diverso património classificado: três monumentos nacionais, quinze imóveis classificados como interesse público, três imóveis classificados como monumento de interesse público e dois imóveis de interesse municipal.