sexta, 24 abril 2015 11:16

Festival Infantil da Canção: estão abertas as inscrições

Estão a decorrer as inscrições para a participação no 8.º Festival Infantil da Canção, iniciativa que é organizada pela Câmara Municipal Oliveira do Hospital em articulação com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

O Festival irá realizar-se no dia 6 de junho, no Parque do Mandanelho, e para a edição de 2015 foi escolhido o tema “Grandes canções portuguesas dos anos 1980”.

O Festival destina-se aos alunos que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico nas escolas do concelho, com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos.

Cada participante apenas poderá interpretar uma canção que não tenha sido submetida a avaliação nas duas últimas edições do evento, sendo que deverão ser interpretadas em palco por uma a quatro vozes – uma voz intérprete do tema e as restantes vozes como coro.

A fase de pré-seleção será realizada pelos professores de Ensino da Música, até ao mês de maio, com o objetivo de escolher um total de 15 participantes representativos de todo o território geográfico do concelho.

Com a dinamização deste Festival Infantil da Canção do Município de Oliveira do Hospital, a organização pretende fomentar o convívio entre crianças das diversas freguesias do concelho, sensibilizar as crianças para a música e motivá-las para a interatividade com a música bem como desenvolver capacidades ao nível da memorização, da interpretação, da expressão e da improvisação.

O júri é composto por sete elementos: quatro designados pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e três designados pelo Município, preferencialmente profissionais ligados à música ou canto.

O júri irá avaliar os candidatos de acordo com os seguintes critérios: afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco. Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados e certificados e prémio de participação a todos os envolvidos.