segunda, 13 abril 2015 15:39

Oliveira do Hospital escolhida para o lançamento nacional do novo romance de José Manuel Saraiva

José Manuel Saraiva, jornalista nascido em Oliveira do Hospital, regressa ao seu concelho natal para o lançamento oficial do seu novo romance “O Bom Alemão”.

O lançamento do seu mais recente livro decorrerá no próximo sábado, 18 de abril, às 16H30 na Casa da Cultura César Oliveira.

A apresentação será feita pelo também conhecido jornalista e escritor Mário Zambujal, sendo esperadas várias individualidades de âmbito nacional que admiram a escrita de José Manuel Saraiva.

Depois de vários romances, todos muito bem recebidos pela crítica e pelos leitores, José Manuel Saraiva regressa agora às livrarias de todo o país com a história de um bom alemão, publicado com a chancela da editora Clube do Autor que estará também representada, no lançamento do livro, pelo editor António Lobato Faria.

O escritor nascido em Santo António do Alva, concelho de Oliveira do Hospital, fez a Guerra Colonial na Guiné, dedicou a sua vida profissional ao jornalismo e é das memórias desses tempos que guardou matéria para melhor entrar na vida das personagens deste seu novo livro.

Em “O Bom Alemão”, o escritor bestseller lança-se num exercício de memória sobre os conflitos armados e sobre as dores que perduram após o fim da guerra. Trata-se de uma viagem a mundo povoado por medos, angústias e sofrimento.

Num estilo vivo e apaixonado, o autor transporta o leitor às feridas do período nazi ao mesmo tempo que reflete sobre a complexidade da condição humana.

De referir que neste mesmo dia, 18 de abril, às 21H30 na Casa da Cultura, terá início uma noite de fados com o grupo “Alma de Coimbra”.

José Manuel Saraiva nasceu na aldeia de Santo António de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital, em 1946. Foi jornalista e pertenceu aos quadros de O Diário, Diário de Lisboa, Grande Reportagem e Expresso.

É autor de dois comentários sobre a Guerra Colonial, produzidos pela SIC, um dos quais foi transmitido pelo canal Arte em França e na Alemanha. É sua igualmente a história que deu origem ao telefilme A Noiva, de Luís Galvão Teles.

Em 2001, publica a sua primeira obra, “As Lágrimas de Aquiles”. Seguiram-se os romances “Rosa Brava” (2005), “Aos Olhos de Deus” (2008), que o consagraram como um dos mais populares autores portugueses.

A estes juntam-se os títulos “A Terra Toda (2011) e “A Última Carta de Carlota Joaquina” (2014) que o escritor também fez questão de apresentar no seu concelho natal.

Sinopse:

Nicole e Fritz têm muito pouco em comum para além de um passado marcado pela Segunda Guerra e por sucessivos desaires amorosos. As circunstâncias especiais em que se conhecem geram, porém, entre eles um sentimento de total confiança mútua e cumplicidade.

Mas Fritz é um homem destroçado por uma herança demasiado penosa e não consegue afastar as dúvidas de Nicole sobre a sua verdadeira natureza. Confrontados com os seus próprios limites de perdão e de tolerância, serão arrastados para um desfecho imprevisível e irreparável.