quarta, 01 abril 2015 09:23

ADI realizou primeira reunião do Conselho Consultivo do Comércio Local

Realizou-se no passado sábado, 28 de março, a primeira reunião do Conselho Consultivo do Comércio Local de Tábua e Oliveira do Hospital, um órgão de auscultação composto por todas as empresas, com prevalência das ligadas aos setores do comércio e serviços, de ambos os concelhos e que manifestem interesse em integrar esta estrutura.

Este encontro, promovido pela ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, contou com a presença de vários comerciantes dos dois concelhos que integram este órgão e constituiu um momento de auscultação dos presentes com vista à realização de futuras atividades.

A reunião culminou com a eleição de cinco comerciantes que integram a Mesa do Conselho Consultivo: Paulo Veloso (Velmar, Tábua); José Marques (Tasquinha dos Marques, Oliveira do Hospital); Miguel Coelho (Lusacelular, Tábua e Oliveira do Hospital); Graça Nunes (Piccadilly, Tábua); Gil Veloso (C de Arte Atelier, Oliveira do Hospital).

Na abertura da reunião, o presidente da ADI, José Francisco Rolo sublinhou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Agência, “com os recursos que temos à nossa disposição, que não são os que desejaríamos, para tentar criar dinâmicas positivas envolvendo os empresários do comércio local”.

“O que temos feito é para tentar dar vida e atrair atividade aos centros urbanos de Tábua e Oliveira do Hospital” através da criação de múltiplos eventos e iniciativas “que polarizem clientes à volta dos estabelecimentos comerciais e que esses potenciais clientes entrem nas vossas lojas e façam compras”, disse.

Ciente das dificuldades que o comércio local atravessa, o presidente da ADI assegurou que o setor conta com o apoio da Agência e das duas Câmaras Municipais, “com a luta, o empenho e a criatividade para ir tentando fazer sempre mais e procurar novas oportunidades”, estando a direção atenta às oportunidades que o quadro comunitário Portugal 2020 possa vir a disponibilizar dentro daquilo que é o horizonte da atividade da agência.

Refira-se que a ADI geriu nos últimos anos um projeto SIAC/MERCA, no âmbito do Mais Centro/CCDR-C, e tem aprovado um projeto Comércio Investe para Oliveira do Hospital e tem em processo de candidatura um projeto Comércio Investe para Tábua, para além de ser parceiro na implementação do projeto DLBC Rural da ADIBER para a região Beira Serra e do projeto DLBC Urbano para a cidade de Oliveira do Hospital.

Congratulando-se com a constituição deste grupo de trabalho que vai ser o porta-voz do Conselho Consultivo do Comércio Local, José Francisco Rolo sublinhou que é necessário que “os comerciantes participem nos desafios e projetos da ADI”.

Daí resulta a criação desta estrutura organizativa, composta até ao momento por 60 estabelecimentos comerciais de Oliveira do Hospital e de Tábua, cujo desafio que agora se apresenta, como adiantou o dirigente “é fazer crescer este Conselho Consultivo para envolver cada vez mais estabelecimentos comerciais”.

O objetivo, com a criação desta assembleia-geral dos comerciantes dos dois concelhos, é recolher “ideias, propostas e desafios para que consigamos enriquecer as atividades da ADI, estimular a realização de compras no comércio local” de forma a “dar vida aos centros urbanos e motivar os clientes de forma positiva” para as compras no comércio tradicional, explicou o responsável.

Em representação do Município de Tábua, o presidente Mário Loureiro, também presidente da Assembleia Geral da ADI, congratulou a “equipa que aqui foi constituída” e incentivou os membros do Conselho Consultivo a “apresentarem propostas” enriquecendo dessa forma o trabalho de parceria na dinamização de “iniciativas para apoiar o comércio local e os nossos empresários”. “São vocês que melhor conhecem os vossos clientes e que têm a perceção do que poderá ser uma alavanca no apoio aos vossos negócios”, concluiu.

O Conselho Consultivo do comércio local dos dois concelhos é uma estrutura organizativa aberta a todos os comerciantes do setor do comércio e serviços a que queiram livremente aderir, sendo que os interessados o podem fazer contactando a ADI através do número 915 846 135 ou por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..