terça, 17 março 2015 10:22

Poesia de Sophia de Mello Breyner recordada durante “Um Chá com…”

A poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen foi recordada ao longo de uma tarde cultural que teve lugar na Pousada Convento do Desagravo, em mais uma edição da iniciativa “Um Chá Com...” promovida pelo Rotary Club de Oliveira do Hospital em parceria com a Câmara Municipal e Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e Universidade Sénior.

Foi uma tarde de tributo a uma das maiores poetisas portuguesas do século XX durante a qual foram declamados vários poemas da autora cujo universo temático é abrangente, desde a busca da justiça, do equilíbrio e da harmonia, à Natureza e o Mar sem esquecer o Amor ou a vida em oposição à morte, ou memória da infância, entre muitos outros.

Como foi referido numa breve apresentação da autora, ao carácter excecional da sua obra acresce a grande exigência moral que sempre revelou e a tornou numa figura cívica incontornável no Portugal anterior e posterior à instauração da democracia.

Sophia de Mello Breyner Andresen escreveu também livros infantis e foi com a leitura de excertos de uma das suas obras mais conhecidas, “A Fada Oriana” que teve início este sarau cultural. A leitura esteve a cargo de alguns “pequenos grandes leitores” da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, seguindo-se depois a declamação da poesia da homenageada intervalada com vários apontamentos musicais de José Augusto, Eduardo Gonçalves e Fernanda Tavares.

“Em doze tardes literárias, iniciadas com Fernando Pessoa em 1 de dezembro de 2010, não nos temos regateado a esforços para que todas elas tenham um certo cunho de interesse e inovação” afirmou na abertura da sessão um dos mentores da iniciativa, José Vieira. “Sensibilização para a poesia e divulgação dos diversos poetas escolhidos” são os grandes objetivos da iniciativa “Um Chá Com...” que se abre como espaço de “confraternização” entre os participantes.

Esta foi a primeira vez que a Pousada Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, acolheu esta iniciativa, uma escolha que agradou a diretora da Pousada, Maria José Garcez que garantiu “estamos de portar abertas para todo o tipo de eventos culturais e outros que pretendam realizar, porque esta unidade tem potencial para muita coisa”.

Já a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, agradeceu “a todos os que se associaram a esta iniciativa bem como ao Rotary Club por mais uma vez promover esta iniciativa cultural”.

A vereadora da Cultura congratulou-se também “pela sala cheia, composta por um conjunto de amigos que ao longo de doze sessões nos permitiram conhecer vários poetas e vários nomes emblemáticos da literatura”.

Fazendo votos para que fosse “uma tarde agradável” não deixou de realçar esta nova parceria com a Pousada Convento do Desagravo que abre as portas à realização dos eventos locais num espaço que “é património classificado e que vale a pena conhecer”.

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto. Participou ativamente na oposição ao Estado Novo e depois do 25 de Abril de 1974 foi eleita deputada à Assembleia Constituinte. É uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX tendo começado a publicar poemas em 1940 nos Cadernos de Poesia e entre 1944 e 1997 publicou diversos livros de poesia.

Também escreveu contos, peças de teatro, artigos de opinião e curtos ensaios, destacando-se a sua notável obra de literatura infantil da qual constam sete títulos. Recebeu vários prémios literários e condecorações vindo a falecer a 2 de julho de 2004 com 84 anos.

Em 2014 teve honras de Panteão e a cerimónia de transladação aconteceu a 2 de julho, quando se assinalavam dez anos do seu falecimento.