terça, 06 janeiro 2015 16:13

Cantar das Janeiras e dos Reis

Cantar das Janeiras e dos Reis na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Os cantares tradicionais das Janeiras e dos Reis ecoaram nos Paços do Município de Oliveira do Hospital no início deste ano 2015. Mantendo a tradição, elementos do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira estiveram, no dia 2 de janeiro, na Câmara Municipal onde interpretaram algumas músicas tradicionais dos Cantares das Janeiras.

Já durante esta terça-feira, 6 de janeiro, foram os mais pequenos que vieram até aos Paços do Município para assinalar o Dia de Reis. As crianças que frequentam o pré-escolar na Casa da Obra D. Josefina da Fonseca, na Fundação Aurélio Amaro Dinis, no Jardim de Infância do Largo da Feira e no Jardim de Infância Nº1 de Oliveira do Hospital, assim como algumas crianças do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, fizeram-se ouvir nos corredores do edifício, cantando as músicas tradicionais deste dia festivo.

Todos os grupos visitantes foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e pelos vereadores do executivo que saudaram a iniciativa e reforçaram os desejos de um bom ano novo para todos os participantes.

Estas visitas representam também o culminar de duas iniciativas que têm vindo a ser promovidas, nos últimos anos, pela autarquia – o “Cantar das Janeiras na Nossa Terra” e o “Cantar dos Reis na Nossa Terra” – e que contam com a parceria de várias entidades aderentes de todo o concelho, como ranchos folclóricos, instituições e Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Estas iniciativas pretendem, por um lado, dar visibilidade ao importante trabalho dos grupos etnográficos do nosso concelho que contribuem para preservar as tradições populares e culturais enraizadas no seio das suas comunidades, e por outro, incutir nos mais novos a importância para a preservação e continuidade destas tradições ancestrais.