segunda, 05 janeiro 2015 16:00

Oliveira do Hospital aderiu ao Programa Mentores para Imigrantes

O Município de Oliveira do Hospital aderiu recentemente ao Programa Mentores para Imigrantes que representa mais um passo na consolidação de Oliveira do Hospital como um concelho amigo das várias comunidades estrangeiras e que promove a sua integração social, cultural e económica.

O protocolo foi assinado, na presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, entre o Alto Comissariado para as Migrações, I.P e o Município de Oliveira do Hospital, representado, no momento, pelo seu vice-presidente, José Francisco Rolo.

O Município de Oliveira do Hospital já implementa no terreno, desde 2013, este trabalho de de acompanhamento e mentoria através do projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” que trabalha diretamente e em estreita ligação com as comunidades estrangeiras residentes no concelho, através do Fórum das Comunidades Estrangeiras, pelo que se afigurou como natural a inclusão do Município neste Programa e a assinatura do respetivo protocolo.

O Programa Mentores para Imigrantes é uma medida de acolhimento e integração de imigrantes assente no voluntariado e, em alguns casos, na responsabilidade social corporativa.

Tem como base uma rede de voluntários/as (mentores/as) disponíveis para estabelecer compromissos de mentoria com cidadãos/ãs imigrantes (mentorados/as). O objetivo central é a integração dos/as imigrantes na sociedade portuguesa e respetivas comunidades locais, assumindo que para tal é necessário o envolvimento de todos/as, constituindo-se como exemplo de interculturalidade e de participação cívica na construção de uma sociedade mais coesa onde todos/as tenham lugar.

Trata-se de um mecanismo de entreajuda de cidadãos estrangeiros e nacionais, com ganhos ao nível das competências sociais e enriquecimento pessoal e organizacional e assente numa base de voluntariado, que persegue a inclusão dos estrangeiros residentes nas respetivas comunidades.

A promoção da tolerância e a interculturalidade são outros objetivos, que no caso de Oliveira do Hospital têm sido trabalhados e alcançados nos dois últimos anos através da iniciativa “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, uma plataforma de diálogo e de ações em vários domínios, da cultura e da língua, turismo, atividade cívica, social e ambiental, cujos objetivos passam pela promoção e integração social, económica e cultural das comunidades estrangeiras residentes no concelho de Oliveira do Hospital, para além do diálogo e parcerias várias com a população estrangeira aqui residente.

Mais informações em https://mentores.acm.gov.pt/home