sexta, 26 dezembro 2014 02:06

Recolha seletiva de resíduos têxteis reforçada com novos equipamentos

No âmbito do protocolo estabelecido entre o Município de Oliveira do Hospital e a empresa H. Sarah Trading foram colocados mais contentores destinados à recolha seletiva de material têxtil.

Este reforço da instalação dos equipamentos é demonstrativo do sucesso que esta recolha seletiva está a ter e que já permitiu a recolha de cerca de 4,5 toneladas desde maio, data em que foi celebrado o protocolo com esta empresa.

Com a colocação destes novos pontos de recolha, em Vila Franca da Beira e na Lajeosa, sobe para treze, o número de equipamentos destinados à recolha seletiva de resíduos têxteis e que se encontram distribuídos por todo o concelho. A saber, nas freguesias de Lagares da Beira; Nogueira do Cravo; Seixo da Beira; Travanca de Lagos; União de Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira; União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira; União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços; União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira; e agora União de Freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa.

Nestes contentores de recolha seletiva de material têxtil podem ser colocados diversos artigos como roupa, têxteis lar, calçado e brinquedos, que já não estejam em condições de serem utilizados e que possam constituir excedentes não encaminhados para os pontos de recolha para a Loja Social do Banco de Recursos Sociais.

Desde maio já foram recolhidas cerca de 4,5 toneladas de resíduos têxteis cuja contrapartida financeira reverte para a área da Solidariedade e Ação Social, prioritariamente para o Banco de Recursos de Oliveira do Hospital, nas ações de apoio a famílias em situação de fragilidade sócio-económica.

O Município de Oliveira do Hospital sublinha a importância da correta deposição dos diferentes tipos de resíduos nos locais adequados indo ao encontro daquela que tem sido a política de responsabilidade ambiental da autarquia, que se concretiza não só nas diversas campanhas de sensibilização e educação ambiental como no investimento avultado de reforço da rede de equipamentos de deposição de resíduos sólidos urbanos.

O vereador José Francisco Rolo refere “o caminho certo é este, investir em informação e sensibilização para que todos possamos contribuir para um concelho mais limpo e investir na colocação de mais meios para que os cidadãos possam contribuir para um concelho mais limpo e ambientalmente mais cuidado.

Felizmente que os oliveirenses estão a aderir positivamente a estas campanhas, os números das recolhas bem o demonstram”.