terça, 30 setembro 2014 16:50

Oliveira do Hospital comemora Dia Internacional do Idoso

O Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações do Dia Internacional do Idoso que se assinala esta quarta-feira, 1 de outubro. Para assinalar a data, os utentes de várias instituições do concelho vão visitar a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital ao início da tarde, a partir das 14H00.

Este encontro é promovido no âmbito do Projeto “Lar na Biblioteca” e terá início com a dinamização de uma visita guiada às instalações daquele equipamento municipal. De seguida será visionado o filme “Aldeia da Roupa Branca”, um clássico do cinema português.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de outubro tendo sido instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

O projeto “Lar na Biblioteca” é uma das iniciativas do plano anual de atividades da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital que visa trazer, no mínimo, uma vez por mês um grupo de idosos a este espaço onde participam em diferentes atividades, bons momentos de conversa e troca de experiências proporcionando-se dessa forma um dia diferente do seu quotidiano.

Refira-se ainda que no início da semana, 29 de setembro, se assinalou o Dia Mundial do Coração que englobou uma atividade dirigida à população sénior, na Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira. Naquele espaço, os utentes do Centro Social e Paroquial do Ervedal da Beira puderam participar num debate com o médico Francisco Antunes. Antes disso foram efetuados rastreios de saúde com a participação da Unidade Móvel de Saúde da Fundação Aurélio Amaro Dinis.