quinta, 25 setembro 2014 09:18

ADI assinala Dia Mundial do Turismo em Oliveira do Hospital e Tábua

Para comemorar o Dia Mundial do Turismo que se assinala no próximo sábado, 27 de setembro, a ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, em parceria com os Municípios de Oliveira do Hospital e de Tábua, vai promover visitas guiadas ao património natural e edificado dos dois concelhos, numa iniciativa conjunta que pretende associar a oferta turística e a promoção do comércio local.

Esta iniciativa de promoção turística conta também com o envolvimento da Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital, da Academia Sénior de Tábua e do Turismo Centro de Portugal, e tem como principal objetivo a divulgação do património monumental classificado e natural de ambos os municípios.

“Venha e Descubra Oliveira do Hospital/Venha e Descubra Tábua” é o convite que os promotores dirigem a todos os que queiram participar nesta iniciativa que além das visitas guiadas vai englobar provas gastronómicas e programas culturais. Embora abertas ao público em geral, estas iniciativas promovidas no âmbito do Dia Mundial do Turismo são especialmente dirigidas ao segmento sénior, procurando cativar este público que tem, revelado como indicador em vários estudos, mais disponibilidade para conhecer novos destinos.

No concelho de Oliveira do Hospital, entre os pontos a visitar estão a Capela dos Ferreiros, as Ruínas Romanas da Bobadela, a Igreja Moçárabe de Lourosa e a Vila de Avô. Já em Tábua, a jornada passará pela Capela Senhor dos Milagres e a Igreja Matriz de Tábua, o Pelourinho Manuelino em Midões e o Penedo Que Abana em Póvoa de Midões.

As inscrições para participar nesta atividade, são gratuitas, devendo ser contactados o Gabinete de Apoio à Vereação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (238 605 257), o Posto de Turismo de Oliveira do Hospital (238 609 269) ou o Posto de Turismo de Tábua (235 413 990). O ponto de encontro para o início das visitas será no Largo Ribeiro do Amaral (Oliveira do Hospital) e no Centro Cultural de Tábua (Tábua).

O Dia Mundial do Turismo, assinalado anualmente a 27 de setembro, é dedicado este ano ao tema “Turismo e Desenvolvimento Comunitário”, escolhido pela Organização Mundial de Turismo para chamar a atenção para a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social.

A temática visa promover uma reflexão acerca do potencial do turismo na promoção de oportunidades para as comunidades em todo o mundo, bem como o papel que o envolvimento da comunidade tem no desenvolvimento sustentável do turismo.

Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países. As comemorações oficiais em 2014 terão lugar em Guadalajara, no México.