terça, 20 maio 2014 15:14

Ervedal da Beira comemorou 500 anos do Foral Manuelino

Ervedal da Beira iniciou no passado fim de semana, dias 17 e 18 de maio, as comemorações dos 500 anos do foral atribuído por D. Manuel I em 15 de maio de 1514, que se estendem até ao próximo fim de semana com várias iniciativas culturais.

O descerramento de uma placa comemorativa da efeméride, no Jardim António Correia Gouveia, marcou o arranque dos festejos, na tarde de sábado, que pretendem “comemorar esta data importante, a atribuição de um novo foral com o qual passámos a ser um grande concelho”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Maia.

O autarca reforçou, “não queríamos deixar passar em claro esta data com um significado tão grande para a nossa terra”, delineando, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital uma vasta programação cultural.

Num fim de semana marcado pelas atividades mas também pela união dos ervedalenses em torno destas comemorações, o presidente da Câmara Municipal não deixou de afirmar que “estes 500 anos são simbólicos porque ganhámos determinados direitos”.

José Carlos Alexandrino quis ainda prestar homenagem “a todos os que, anonimamente, ajudaram a construir coletivamente a freguesia do Ervedal”.

Ponto alto da tarde de sábado foi a inauguração do remodelado Teatro da Sociedade Recreativa Ervedalense (SRE), que nessa mesma noite foi palco da apresentação da comédia “Cartas Anónimas”, pelo Grupo Cénico da SRE.

Uma inauguração carregada de emoções, à qual assistiu a população local que quis ver de perto esta “magnífica obra que honra o PRODER em toda a Beira Serra” como assinalou Miguel Ventura, presidente da ADIBER, entidade parceira nesta obra de remodelação que teve o apoio deste fundo através da linha “3.2.1. Preservação e Valorização do Património Rural”.

O responsável saudou o “entusiasmo e empenho” do presidente da autarquia para “que esta obra fosse uma realidade neste quadro de apoio”.

Já no domingo, as comemorações foram preenchidas com uma missa na igreja matriz acompanhada pelo Choral Poliphónico do Alva e seguida de uma cerimónia de recriação da chegada do foral manuelino de Ervedal da Beira, com leitura e entrega do documento à população.

Um momento que teve a colaboração da Associação dos Cavaleiros Hospitaleiros de Oliveira do Hospital que foi criada recentemente. Após o almoço comemorativo na Escola da Cordinha, foi apresentada publicamente, a Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores de Ervedal da Beira.

A tarde cultural foi complementada com o concerto tributo a Zeca Afonso pela Tuna Penalvense em parceria com a Ohpicina das Artes, a Estotuna D`Espital e outros convidados no teatro da Sociedade Recreativa Ervedalense.

As comemorações dos 500 anos do foral manuelino são uma organização da União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca em parceria com o Município de Oliveira do Hospital.