terça, 13 maio 2014 16:41

Oliveira do Hospital recebe seminário “Melhores Condições de Trabalho, Mais Produtividade”

Atenta à dinamização de iniciativas de capacitação do tecido empresarial, a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital colabora com a empresa Qualitrab na realização do Seminário “Melhores Condições de Trabalho, Mais Produtividade”, no próximo dia 15 de maio.

Esta atividade tem também o apoio do Município de Oliveira do Hospital, que em conjunto com a ADI manifestam a disponibilidade e abertura para colaborar com o tecido empresarial do concelho de Oliveira do Hospital com vista à dinamização de iniciativas que proporcionem instrumentos de apoio à gestão, inovação e adaptação às novas exigências legais das respetivas atividades.

Neste sentido, na próxima quinta-feira, na Casa da Cultura César Oliveira, estarão vários oradores de âmbito nacional para abordar o tema “Melhores Condições de Trabalho, Mais Produtividade”. Com a realização deste seminário a Qualitrab em parceria com o ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho, pretendem sensibilizar as empresas para esta importante temática indo ao encontro das diretrizes de âmbito nacional deste organismo.

Atendendo que no passado dia 28 de abril se assinalou o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, este encontro pretende, acima de tudo, informar sobre dois temas que estão na ordem do dia, e que têm sido alvo de sensibilização por parte do ACT: a segurança dos produtos químicos e as consequências para a saúde dos trabalhadores; e a gestão do stress e dos riscos psicossociais no trabalho. Sendo que este último tem estado na base de uma campanha realizada a nível europeu e que o ACT passará a auditar nas empresas.

O objetivo, explica Susana Garcia, diretora da Qualitrab, é “sensibilizar” para estas questões para que “não seja surpresa o que passará a ser auditado” contribuindo também para divulgar a área da Higiene e Segurança no Trabalho.

O seminário terá início a partir das 14h00, cuja sessão de abertura será realizada por José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital; Lurdes Padrão, diretora do Centro Local do Mondego da Autoridade para as Condições do Trabalho e Susana Garcia, diretora da Qualitrab.

O primeiro painel dedicado à “Segurança dos Produtos Químicos” terá moderação de Amaral Silva e os contributos de Isabel Nunes, técnica do ACT; Cristiana Bento, diretora técnica da MSL Consultores; e João Crisóstomo Borges da ARS Centro.

“Gestão do stresse e dos riscos psicossociais no trabalho” é o grande tema do segundo painel, que terá como oradores Lúcia Simões, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra; Emília Telo, coordenadora PFN; e moderação da delegada de saúde de Oliveira do Hospital, Maria Guiomar Sarmento.

A realização deste encontro tem os apoios institucionais da ADI e do Município de Oliveira do Hospital, da ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.