quinta, 13 fevereiro 2014 16:30

Oliveira do Hospital em fórum que reuniu municípios sustentáveis

Oliveira do Hospital foi um dos municípios convidados para um fórum, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), esta terça-feira, 11 de fevereiro, na Agência Portuguesa do Ambiente que reuniu os designados “municípios sustentáveis ECOXXI”.

Oliveira do Hospital esteve entre os municípios oradores juntamente com Lisboa, Amadora, Cascais e Santo Tirso, que foram convidados para dar o seu testemunho de projetos ou iniciativas reconhecida como boa prática sustentável e que, no caso de Oliveira do Hospital foi distinguido em 2013 com o galardão da sustentabilidade ECOXXI.

Foi orador na sessão o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo que além do enquadramento do município em termos geográficos e socioeconómicos, apresentou o AtivoSociais – Programa de Apoio e Integração Social, reconhecido no indicador Emprego.

Recorde-se que o galardão ECOXXI foi atribuído, em setembro do ano passado, a Oliveira do Hospital que se distinguiu, no primeiro ano em que apresentou a candidatura, por ter sido melhor classificado em três indicadores: Emprego; Agenda 21 Local e Participação Pública; Gestão e Conservação da Floresta.

Neste encontro, o também vereador do pelouro da Ação Social teve oportunidade para dar a conhecer o AtivoSociais, programa desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital através do Gabinete de Inserção Profissional e do Gabinete de Ação Social e Saúde.

Este programa, pioneiro a nível nacional, destina-se a promover a empregabilidade através da aplicação de medidas concretas de combate ao desemprego de longa duração e de apoio à integração de jovens no mercado de trabalho, muitos deles à procura do primeiro emprego.

Conta com a parceria de diversas entidades da economia social do concelho, entre IPSS, Juntas de Freguesia, Associações de Desenvolvimento e sectoriais, como explicou o responsável que deu também a conhecer aos participantes nesta ação, os resultados obtidos até ao momento – a criação de mais de uma centena de postos de trabalho. Dos quais, até ao momento, depois da conclusão dos Contratos de Apoio, 51% dos beneficiários têm vindo a ser integrados nas várias entidades empregadoras, o que demonstra o sucesso e cumprimento das metas definidas para o AtivoSociais.

Foram também apresentadas as propostas das novas linhas de ação para o AtivoSociais 2014-2015.

O sucesso deste programa esteve ainda na génese da distinção atribuída a Oliveira do Hospital como um dos “Melhores Municípios para Viver 2013”, no domínio “Economia”, pelo INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental da Universidade Nova de Lisboa em parceria com o jornal “Sol”.

Este foi também um dos aspetos abordados pelo vice-presidente José Francisco Rolo que realçou ainda o facto do Município de Oliveira do Hospital desenvolver várias parcerias com a ABAE das quais têm resultado a atribuição também dos galardões Eco-Escolas; Bandeira Azul – Praia Acessível; ECOXXI e Green Key/Chave Verde direcionado para os operadores turísticos.