Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
terça, 01 outubro 2013 15:48

Biblioteca Municipal assinala Dia Mundial da Música

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Música, assinalado anualmente a 1 de outubro, a Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está a dinamizar mais uma atividade lúdico-pedagógica, assente na dramatização “A Galinha Medrosa”.

Esta atividade, dirigida ao público em idade pré-escolar e escolar, é composta por duas componentes distintas que se interligam. Num primeiro momento há manipulação de instrumentos de percussão para acompanhar uma canção infantil, havendo lugar para uma conversa com as crianças sobre a música e a sua importância na vida e no quotidiano das pessoas e sobre os instrumentos musicais, com introdução de vocábulos e termos relacionados com este tema. Além da realização de alguns exercícios, para trabalhar aspetos como o ritmo com os mais novos, é também abordada a existência de diferentes géneros musicais, com a introdução de géneros como o jazz.

O objetivo do serviço educativo da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital é promover a educação musical junto das crianças, tendo por base a ideia de que é fundamental a introdução precoce de diferentes géneros, contribuindo dessa forma para a abertura do leque de conhecimentos e gostos musicais.

Depois desta animada interacção, os grupos participantes assistirão à dramatização da história “A Galinha Medrosa”, que tem uma forte componente musical com sonoridade jazz. Nesta dramatização, com recurso a fantoches, há uma intencionalidade pedagógica de introduzir novos géneros musicais, mas também de trabalhar os valores morais e sociais. “A Galinha Medrosa” relata a história de uma galinha tonta que um dia pensou que o céu estava a cair aos pedaços e criou uma enorme confusão, passando a mensagem de que “nem tudo o que parece é”.

De referir que nas recentes dramatizações dinamizadas na Ludoteca, a formação cívica e a preocupação de trabalhar a abordagem aos valores humanos, como a igualdade, a tolerância, a beleza ou a veracidade, têm sido a tónica comum das histórias e o objetivo do trabalho desenvolvido pelo serviço educativo.