JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
quinta, 12 setembro 2013 15:04

Oliveira do Hospital aposta na criação de percurso pedestre único na região

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a desenvolver um projeto para a elaboração do “Percurso Pedestre das Levadas de Alvoco das Várzeas”. Este percurso turístico acompanhará estes canais de irrigação comunitária, com origem remota na história daquela localidade, provavelmente na época romano-árabe, e que desde sempre serviram para conduzir a água aos terrenos de cultivo, atravessando o próprio povoado em algumas zonas.

Será um percurso de pequena rota, em circuito fechado, permitindo aos amantes do pedestrianismo atravessar locais de interesse turístico com paisagens deslumbrantes. Uma grande parte do percurso acompanhará as valadas/levadas nas margens a norte e sul do rio, com passagem por locais de intensa beleza como os açudes do Candam e da Quinta da Moenda, e a ponte românica junto da praia fluvial de Alvoco das Várzeas, bem como o respectivo parque merendeiro.

O “Percurso Pedestre das Levadas de Alvoco das Várzeas” será um circuito turístico de características únicas na região com que se pretende aumentar a oferta turística no concelho, à imagem do sucesso dos percursos turísticos das levadas da ilha da Madeira. Será mais um recurso a reforçar a estratégia de promoção do potencial turístico do concelho, e neste caso concreto da freguesia de Alvoco das Várzeas, que tem sido implementada pelo executivo municipal. Uma estratégia que visa a divulgação do património nas vertentes Natureza e Monumental, bem como a dinamização de ações para atrair visitantes, sempre com o lema “Venha e Descubra Oliveira do Hospital” bem presente.

A elaboração do projeto de execução do “Percurso Pedestre das Levadas de Alvoco das Várzeas” encontra-se na sua fase inicial, de levantamento e mapeamento do circuito e georeferênciação para localização da sua extensão de interesse turístico. Um trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital em colaboração com a Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas e da Junta dos Agricultores dos Regadios de Alvoco das Várzeas, parceiros estratégicos neste projeto.

No pontapé de saída para a descoberta do terreno, o vice-presidente do Município e vereador do Turismo referiu que o investimento “pretende criar um novo produto turístico muito atrativo e de características únicas, associado ao gosto pelas caminhadas que fazem bem à saúde e ao contacto com a natureza. Percursos que são um ótimo complemento para o alojamento turístico”.

“Neste caso, o percurso turístico das levadas é claramente diferenciador, será uma experiência única em termos de oferta turística e terá capital importância para elevar Alvoco das Várzeas a um novo estatuto em termos de reconhecimento turístico”, realçou José Francisco Rolo. “Aliás, em termos de percursos e rotas turísticas e de promoção de património, Oliveira do Hospital deu um salto monumental”, disse o vereador do Turismo, reforçando que esse trabalho “não pode parar”.

Agostinho Marques, presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, vê com satisfação a execução deste projeto que trará “dinamismo” e representa uma “mais valia” no desenvolvimento turístico da freguesia. “Teremos uma oferta que não existe e esperamos que seja atrativo e que as pessoas venham visitar Alvoco”. Opinião partilhada por José Ferreira, da Junta dos Agricultores dos Regadios de Alvoco das Várzeas, que realçou o acolhimento da ideia para criação do percurso das levadas por parte do presidente da Câmara Municipal e do executivo, permitindo a valorização das levadas, importante componente da história com origem remota da freguesia. Além disso, sublinha, “os passeios pedestres estão na moda”, adivinhando-se bom afluxo de visitantes.

Desde o início do ano, o concelho de Oliveira do Hospital dispõe de um conjunto de cinco percursos pedestres, de pequena rota e devidamente oficializados, integrados na rede de Caminhos do Xisto no âmbito das Aldeias do Xisto. Em fase de homologação estão ainda os circuitos na zona norte do concelho oliveirense, nomeadamente quatro percursos de pequena rota e mais um de grande rota.