Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
quarta, 26 junho 2013 14:31

Marchas Populares levaram milhares de pessoas ao Mandanelho

A edição de 2013 das Marchas Populares proporcionou mais uma noite repleta de música, alegria e cor em Oliveira do Hospital. No passado sábado, 22 de Junho, milhares de pessoas concentraram-se no Parque do Mandanelho para assistir ao desfile e atuação das sete marchas participantes, três infantis e quatro seniores. Coube à convidada de honra, a Marcha de Alfama, encerrar a noite dedicada às Marchas Populares.

A apresentação iniciou-se com os mais novos a entrarem em palco através da participação de três marchas infantis que aceitaram o desafio lançado pelo Município de Oliveira do Hospital: a Obra D. Josefina da Fonseca, que apresentou “A Marcha das Flores”; o Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira, que recordou “Os Brinquedos dos nossos Avós”; e a Escola Básica Integrada da Cordinha, que apostou no elemento central do imaginário de todas as crianças, “Os Brinquedos”.

Logo de seguida foi a vez dos marchantes seniores encantarem o público presente. Na edição 2013 participaram quatro entidades: a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e Freguesia de Meruge, com o tema “Os nossos Bairros, Festas e Arraiais”; a Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira, que apostou na “Vendedeira de Flores”; a Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô com “Contradanças – Danças do Povo”; e o Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira, que apresentou ao público “A Natureza”.

Na véspera da noite de S. João, o público não arredou pé até que a Marcha de Alfama se apresentasse com grande entusiasmo, encantando todos os presentes. Convidada de honra e presente em Oliveira do Hospital pelo segundo ano consecutivo, a vencedora do concurso de marchas de Santo António em Lisboa trouxe até Oliveira do Hospital a “Marcha do Aguadeiro”, o tema que lhe deu a vitória.

Organizadas pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, as Marchas Populares marcam o calendário cultural concelhio e são sempre esperadas com grande expetativa pelos oliveirenses e visitantes que, ano após ano, assistem a esta grande noite. Além dos milhares de pessoas que se concentraram no Parque do Mandanelho, registe-se que as Marchas Populares de 2013 envolveram mais de 500 pessoas, entre marchantes, figurantes e músicos que deram corpo a esta tradição popular que fomenta o convívio entre a população e o intercâmbio entre gerações.

No final da noite, após a entrega dos prémios de participação às oito marchas envolvidas, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, sublinhou a grandiosidade deste grande espetáculo popular que “só é possível graças ao envolvimento de centenas de voluntários” que “dinamizam a vida das suas aldeias e coletividades”.

O presidente do Município dirigiu os parabéns individualmente a cada uma das marchas participantes, felicitando-os “pelas diferentes atuações” e frisando que a autarquia reconhece o árduo trabalho de todos os envolvidos – marchantes, figurantes, músicos, responsáveis, pais, professores, e ensaiadores. José Carlos Alexandrino dirigiu também um agradecimento à Marcha de Alfama pela presença em Oliveira do Hospital e felicitou-os “pela vitória na capital”, deixando ainda o reconhecimento à vereadora da Cultura, Graça Silva, pela organização – “o seu trabalho, empenho e competência, fazem com que o evento tenha esta qualidade e tudo corra bem”.