Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
terça, 11 junho 2013 21:28

Biblioteca Municipal distingue melhores leitores no 2.º aniversário

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou o 2.º aniversário com casa cheia. Muitos dos habituais utilizadores, os denominados amigos da Biblioteca, juntaram-se a esta celebração simbólica que ficou marcada pela apresentação do livro “Feriados em Portugal”. Às caras conhecidas juntaram-se muitas outras que se associaram à comemoração no dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que em Oliveira do Hospital ficará para sempre associado à abertura ao público deste renovado espaço.

Este foi também o dia para celebrar a leitura e, após um momento musical pela voz de José Augusto, seguiu-se a entrega de um prémio simbólico aos melhores leitores da Biblioteca Municipal oliveirense, nas faixas etárias infantil, adolescente e adulto. Pela primeira vez foi também entregue um prémio aos melhores leitores concelhios da Rede de Bibliotecas Escolares nos vários ciclos de ensino. Como vem sendo hábito, e antes mesmo de se entoarem os parabéns, os amigos da Biblioteca, a título singular ou institucional, foram distinguidos com um certificado pela ativa e assídua participação nas atividades que esta casa da leitura promove ao longo de todo o ano. “Estão cá porque estão ligados a esta biblioteca”, disse a vereadora da Cultura, Graça Silva, que agradeceu a presença de todos e em particular dos que “ao longo destes dois anos tornaram possíveis um conjunto de iniciativas que se realizou”.

Visivelmente satisfeito por estar a apresentar o livro “Feriados em Portugal” no concelho oliveirense, onde tem “bons amigos”, o professor catedrático Luís Reis Torgal frisou ser “um bom livro”, realçando sentir-se à vontade para o elogiar porque “fundamentalmente não é meu, mas de Luís Oliveira Andrade, que era sobrinho de César Oliveira”. Coube a Nuno Teixeira, professor da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, fazer uma apresentação do livro e de Luís Reis Torgal, um “autor de obra vasta” e um “professor dedicado à escola pública, do tempo em que se ensinava e investigava”.

A comemoração do 2.º aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital estendeu-se também aos mais novos, que ao início da tarde puderam assistir entusiasticamente à encenação de “História de uma Carochinha”, na Ludoteca. No final, foram entregues certificados às crianças com maior número de presenças nas atividades deste espaço.

Para este dia foi ainda reservada a apresentação de um pequeno filme sobre as iniciativas realizadas no segundo ano de atividade e da página da Biblioteca Municipal na rede social Facebook, que já se encontra disponível e onde podem ser seguidas as atividades promovidas.

A Biblioteca Municipal oferece aos oliveirenses um conjunto diversificado de serviços, desde a requisição de livros, à leitura de periódicos, espaço internet, Ludoteca e auditório, e de ofertas culturais para várias faixas etárias, como saraus de poesia, Hora do Conto, dramatizações, exposições e ações de sensibilização. Já no próximo dia 13 de junho, haverá um serão de poesia dedicado a Fernando Pessoa e Heterónimos, com início às 21 horas.