Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
terça, 21 maio 2013 09:08

Dia Internacional dos Museus

Nem o frio afastou o grupo de visitantes que aceitou o desafio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e participou na visita guiada organizada para assinalar o Dia Internacional dos Museus. No passado sábado, dia 18 de maio, a manhã começou cedo para um périplo pelos cinco museus do concelho que teve início no Museu da Fundação D. Emília Vasconcelos Cabral Metello, em Oliveira do Hospital. Após conhecerem o espaço que reúne o espólio desta conhecida família, o grupo seguiu para Lagos da Beira onde visitou o Museu Tarquínio Hall, espaço que ocupa a antiga habitação deste benemérito daquela freguesia.

A visita, gratuita, prosseguiu para o Museu Etnográfico da Freguesia de Meruge, a Casa da Poesia D. Maria Amélia de Almeida, em Travanca de Lagos, terminando no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela. Além do espólio distribuído pelas várias salas deste espaço museológico, os visitantes puderam ver a exposição de trabalhos artísticos em madeira do entalhador João Monteiro.

Ao comemorar o Dia Internacional dos Museus, em colaboração com as juntas de freguesia, o Município quis promover os espaços museológicos do concelho numa aposta na divulgação deste património que perpetua e conserva uma parte da história do concelho de Oliveira do Hospital. A visita guiada agradou a todos, proporcionando, para alguns participantes, a primeira visita a alguns dos espaços que abriram portas ao público mais recentemente.

Em 2013, por decisão do ICOM, o Dia Internacional dos Museus é subordinado ao tema “Memória + Criatividade = mudança social”. O património que os museus exibem e protegem está associado com a inventividade e vitalidade que tem caracterizado o setor museológico nos últimos anos, e representam os pontos fortes associados ao mundo dos museus. Entende-se que reconciliar a missão tradicional de preservação dos museus com o aumento da criatividade necessária para a renovação e aumento de visitantes é a evolução de que os museus necessitam para que a sua presença e ações consigam mudar a sociedade de forma construtiva.