JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
sexta, 03 maio 2013 11:30

Feira do Emprego de Oliveira do Hospital abriu portas

A III Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo foi inaugurada esta quinta-feira, 2 de maio, com a presença do executivo da Câmara Municipal, da diretora do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, Fernanda Dias, e do diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Ramiro Miranda. Integrada na 3.ª Iniciativa Competências para o Desenvolvimento, a feira de conta com a presença de mais de duas dezenas de entidades formadoras e com ação em diversas áreas que possibilitam uma abertura a perspetivas formativas e profissionais ao público em geral que é convidado a visitar o espaço, bem como alunos e desempregados.

Na sessão de abertura da 3.ª Feira do Emprego, José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia, explicou os objetivos da iniciativa que visa “capacitar e criar um ambiente positivo para os cidadãos e os agentes económicos e sociais de Oliveira do Hospital. Com esta iniciativa não nos queremos resignar. Lutamos contra o ambiente de crise para dar esperança e confiança às pessoas” pretendendo-se “apoiar as famílias e os alunos do concelho, porque serve também para os orientar profissional e vocacionalmente. Queremos ser também amigos dos empreendedores, e dos desempregados portadores de ideias de negócio, ajudando a transformá-las em projetos”, disse o responsável, dando como exemplo um conjunto de sessões informativas, que irão decorrer ao longo dos dois dias no espaço da feira, sobre várias medidas de apoio ao emprego e aos negócios.

Aproveitando o momento para dirigir uma “palavra de estímulo e confiança aos empresários e os seus colaboradores pelo patamar de desenvolvimento em que se encontra o concelho”, reconhecendo-lhes características de “resistência”, o vice-presidente do Município explicou ainda que a Câmara Municipal, ao realizar esta iniciativa, entre muitas outras, procura promover uma “cultura de empreendedorismo” junto dos alunos e das escolas, “numa terra que é de empresários e empreendedores”.

Já o presidente da Câmara Municipal salientou que esta feira “serve também para lutar contra a austeridade” num momento em que se trava um “combate desigual e muito difícil de resolução dos problemas de quem pede ajuda”. José Carlos Alexandrino falou ainda sobre a medida AtivoSociais, que permitiu a criação de 82 postos de trabalho, mas sublinhou que é necessário “ampliar estas medidas a outras áreas e aos privados, para que se possam candidatar a alguns programas. O importante neste momento é este combate ao desemprego e ajudar a quem precisa”, afirmou o presidente do município, adiantando que brevemente será lançado o programa “Município Perto de Si”, que permitirá conseguir a criação de mais alguns empregos.

“É esta luta que o presidente do Município vos diz aqui, cara a cara, que tem de fazer, porque as pessoas têm direito ao trabalho e a uma vida digna”, concluiu, desafiando os responsáveis pelo IEFP e Centro Distrital da Segurança Social para colaborarem com o município na conquista de medidas que permitam criação de algum emprego, como o CEI Património ou a atribuição do Contrato Local de Desenvolvimento Social +.

Fernanda Dias, em representação do IEFP, abordou as medidas de apoio ao emprego e formação profissional que o instituto disponibiliza e desafiou os presentes “a ter uma atitude pro-ativa”, e a não “deitar a toalha ao chão mas procurar ativamente o emprego”.

No primeiro dia, a Feira do Emprego foi preenchida com vários painéis para apresentação de medidas de apoio ao emprego e às empresas. Os técnicos do IEFP apresentaram “Medidas Ativas de Emprego do IEFP”, dirigido a desempregados e público em geral, enquanto Francisco Pegado, em representação do IAPMEI, abordou o programa “Passaporte para o Empreendedorismo” e o programa Valorizar/SIALM – Sistema de Incentivos e Apoio Local a Microempresas, dirigido aos alunos do concelho, desempregados e público em geral. Foram ainda assinados os Contratos de Atribuição de Apoios no âmbito do Programa AtivoSociais, promovido pela Câmara Municipal.