segunda, 25 maio 2020 09:29

Praias fluviais de Alvoco das Várzeas e Avô voltam a içar a Bandeira Azul

As praias fluviais de Alvoco das Várzeas e de Avô, no Município de Oliveira do Hospital, vão içar novamente a bandeira azul na época balnear 2020.

A renovação deste importante galardão foi divulgada ontem, dia 20 de Maio, em conferência de imprensa, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A paradisíaca praia de Alvoco das Várzeas, no rio Alvoco, vai assim ostentar a bandeira azul pelo sétimo ano consecutivo, mantendo também o galardão de “Praia Acessível, Praia para todos”.

Recorde-se que em 2018, esta praia foi também distinguida, pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, como “Praia Qualidade de Ouro”.

Trata-se de uma distinção atribuída anualmente pela Quercus, que reconhece as praias que ao longo de cinco anos consecutivos apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente, e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Já a pitoresca praia fluvial de Avô, banhada pelo rio Alva na ilha do Picoto, recebe a bandeira azul pelo segundo consecutivo, continuando a ostentar também o galardão de “Praia Acessível, Praia para todos”.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, refere que Oliveira do Hospital é um concelho que tem vindo a ganhar cada vez mais atratividade turística, sublinhando que é também um destino seguro onde a grandeza da paisagem serrana, os rios de montanha, o património histórico, a gastronomia beirã e a hospitalidade das suas gentes, não deixam ninguém indiferente.

O autarca, frisa ainda que é um orgulho ter estas praias a cumprir, ano após ano, com um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.

No Município de Oliveira do Hospital, estão ainda classificadas as praias fluviais de São Gião e São Sebastião da Feira.

Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente.

Já o galardão “Praia Acessível, Praia para todos”, resulta da parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Turismo de Portugal e distingue as praias que reúnem condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.