quinta, 17 outubro 2019 14:18

Município de Oliveira do Hospital oferece fruta aos alunos

O Município de Oliveira do Hospital vai oferecer fruta, ao longo de todo o ano letivo, a todos os alunos do pré-escolar e do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Perto de 850 crianças são beneficiários da iniciativa promovida no âmbito do Regime de Fruta Escolar que a autarquia tem vindo a implementar nos últimos anos.

Trata-se de um dos programas ancorados no projeto “Escola + Saudável” desenvolvido pela autarquia e que visa a promoção de hábitos de alimentação saudável.

A distribuição de fruta aos alunos fez-se simbolicamente esta quarta-feira, Dia Mundial da Alimentação, junto dos alunos que frequentam o pré-escolar e o 1.º CEB na Bobadela com a presença do vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo e da vereadora da Educação, Graça Silva.

A responsável pelo pelouro da Educação registou com agrado a satisfação dos mais novos com este projeto que lhes faculta o acesso a fruta variada ao longo de todo o ano letivo, incutindo-lhes hábitos de alimentação adequados.

Através do Regime de Fruta Escolar será distribuída uma peça de fruta a cada aluno, duas vezes por semana ao longo de todo o presente ano letivo 2019/2020 representando um investimento da autarquia de cerca de 8 mil euros, consciente da importância da inclusão da fruta na dieta alimentar dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do nosso concelho.

Refira-se que o Regime de Fruta Escolar visa a distribuição gratuita de frutas e produtos hortícolas nos estabelecimentos de ensino público do município, com o objetivo de promover a educação alimentar, a aquisição de hábitos de alimentação saudáveis, a adoção de uma dieta equilibrada entre as crianças, conseguindo assim alterar os seus hábitos alimentares e a redução da obesidade infantil.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a aderir a esta iniciativa, que tem implementado nos anos letivos anteriores, procurando contribuir para uma educação alimentar e da saúde em contexto escolar, um veículo privilegiado para a promoção de hábitos alimentares saudáveis capacitando as crianças e as suas famílias para a adoção de competências que incrementem o consumo de fruta em substituição dos lanches de fraca qualidade alimentar.