segunda, 14 outubro 2019 14:16

Trail “Colcurinho Sky Race” com mais de 250 participantes

O Trail Colcurinho Sky Race, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com a Rede de Aldeias do Xisto e o apoio do CAOH – Clube Atlético de Oliveira do Hospital e outras entidades, parte no próximo domingo, dia 20 de outubro, às 9h30, do mítico Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Aldeia das Dez, até ao Monte do Colcurinho, a 1242 m de altitude, na Serra do Açor, de onde se avista uma das mais belas paisagens do interior de Portugal.

Integrado na tradicional Festa da Castanha de Aldeia das Dez – um evento que celebra a autenticidade do mundo rural em torno deste produto endógeno –, o Colcurinho Sky Race, com mais de 250 participantes inscritos, faz parte do Campeonato Distrital de Trail Runnig ADAC 2019 e desenrola-se em três vertentes: trail longo de 25 km; trail curto de 12 km e caminhada de 12 km.

Com vista privilegiada para a Serra da Estrela, os participantes deste trail de montanha percorrem sítios únicos com a autenticidade do mundo rural e são desafiados pela organização a subirem ao Monte do Colcurinho, a 1242 m de altitude, de onde se avistam paisagens de cortar a respiração.

A boa organização e as belas paisagens têm sido, aliás, alguns dos aspetos mais elogiados pelos participantes nas edições dos anos anteriores.

Ano após ano, esta prova tem vindo a afirmar-se como um evento de referência na região.

Com a realização do Colcurinho Sky Race, o Município de Oliveira do Hospital visa incentivar a política de desporto para todos e, simultaneamente, promover o turismo de natureza através do valiosíssimo património natural e paisagístico dos territórios de montanha.

Nesse sentido, está também agendado para o próximo dia 10 de novembro a Subida Épica do Colcurinho.

São quilómetros de constante subida da Ponte das Três Entradas, onde os rios Alva e Alvoco se unem, até aos 1.230 m do Alto do Colcurinho, numa das mais espectaculares subidas épicas do nosso país.

As inscrições para o Colcurinho Sky Race, com brindes de boas-vindas para todos os participantes, podem ser efetuadas online até ao próximo dia 16 de outubro em http://www.prozis.com/colcurinhosky2019