sábado, 13 abril 2019 11:27

Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus

O Município de Oliveira do Hospital associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Internacional dos Museus/ Noite nos Museus que se comemora, anualmente, a 18 de maio.

Para assinalar a efeméride a autarquia, através do pelouro da Cultura, vai disponibilizar visitas guiadas aos vários espaços museológicos do concelho durante esse sábado.

As visitas carecem de inscrição prévia que deve ser formalizada até ao dia 16 de maio através dos contactos do Gabinete de Apoio à Vereação, pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 238 605 257.

No âmbito desta iniciativa podem ser visitados os seguintes espaços museológicos do concelho de Oliveira do Hospital: Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela; Museu do Azeite (Bobadela); Museu Etnográfico da Freguesia de Meruge; Museu Tarquínio Hall, em Lagos da Beira (10H às 16H); Casa da Poesia Maria Amélia de Almeida (Travanca de Lagos); e a Casa Museu da Fundação D. Maria Emília Vasconcelos Cabral, em Oliveira do Hospital (10H às 13H).

De referir que todas as visitas são gratuitas, à exceção do Museu do Azeite, cujo preço especial é de 2,50€, e que em caso de necessidade, o Município de Oliveira do Hospital providenciará transporte par as visitas aos museus, com um limite de 27 lugares.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2019, e com base na proposta apresentada por este organismo da UNESCO, o tema da efeméride é “Os Museus como plataformas culturais – museus e cidadania”.