quarta, 24 outubro 2018 14:08

Município de Oliveira do Hospital lança programa “Escola + Saudável”

O Município de Oliveira do Hospital acaba de lançar o programa “Escola + Saudável”, que visa a promoção da saúde e do bem estar nos alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico ( CEB) do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Este programa, iniciou-se com a comemoração do Dia da Alimentação Saudável, 16 de outubro, na Escola do Seixo da Beira, e vai abranger cerca de 900 crianças, distribuídas por 38 turmas dos 11 estabelecimentos de ensino do 1.º CEB e pré-escolar.

Durante o ano letivo de 2018/2019, os alunos vão assim beneficiar desta iniciativa promovida no âmbito do Regime de Fruta Escolar, que consiste na distribuição de duas peças de fruta a cada aluno, duas vezes por semana e durante 30 semanas.

Em causa está mais um investimento de cerca de 8 mil euros do Município de Oliveira do Hospital na área da Educação, com vista à promoção de estilos de vida saudáveis através da inclusão da fruta na dieta alimentar dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do Município de Oliveira do Hospital.

Refira-se que o Regime de Fruta Escolar visa a distribuição gratuita de frutas e produtos hortícolas nos estabelecimentos de ensino público do município, com o objetivo de promover a educação alimentar, a aquisição de hábitos de alimentação saudáveis, a adoção de uma dieta equilibrada entre as crianças.

O Município de Oliveira do Hospital tem vindo a implementar este programa nos anos letivos anteriores, procurando desta forma contribuir para a educação alimentar em contexto escolar, um veículo privilegiado para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, capacitando as crianças e as suas famílias para a adoção de competências que incrementem o consumo de fruta em substituição dos lanches de fraca qualidade alimentar.

O programa “Escola + Saudável” tem como parceiros – entre outras entidades – o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a UCC Pinheiro dos Abraços, as IPSS concelhias e a Administração Regional de Saúde do Centro.