quarta, 18 julho 2018 16:58

Praia fluvial de S. Sebastião da Feira galardoada com Bandeira Praia Acessível

A praia fluvial de S. Sebastião da Feira hasteou, pelo segundo ano consecutivo, a bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”.

O galardão, resulta da parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Turismo de Portugal, e distingue as praias que reúnem condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.

Zona balnear classificada desde o ano passado, está situada na margem do rio Alva, na União das Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, e acaba também de integrar o guia das praias fluviais da Rede de Aldeias de Montanha.

“É uma honra hastear esta bandeira”, assinalou Rui Coelho, presidente da União de Freguesias, durante a sessão simbólica dando conta de todo o investimento realizado no local, quer na aquisição da totalidade do equipamento, destruído nos incêndios de outubro, quer na limpeza de lamas e cinza trazidas pelas recentes enxurradas de junho, e a renovação do areal.

Notando que “temos esta praia designada e galardoada com Bandeira Praia Acessível, e temos também outros pontos fluviais de lazer na freguesia”, o presidente da União de Freguesias reconhece a importância destes investimentos que, “trazem-nos gente que vem descobrir a freguesia”.

Nesse sentido deixou o desafio, “temos esta praia aprazível com todas as condições. Desafio-vos a todos que levem esta mensagem, que convidem a família e os amigos para visitar e desfrutar das praias do vale do Alva e também do Alvoco”.

Também o vice-presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, sublinhou que “há um esforço do Município de Oliveira do Hospital com as Juntas e Uniões de Freguesia, especialmente as que fazem parte da zona ribeirinha, no sentido de haver um bom aproveitamento das estruturas para banhistas”.

O vereador com o pelouro do Turismo relembra ainda que “antes tínhamos espaços balneares, hoje temos praias fluviais reconhecidas”, contando o concelho de Oliveira do Hospital com quatro “oficiais e designadas: S. Sebastião da Feira, Alvoco das Várzeas, Avô e S. Gião”, sendo que esta última integrou o lote neste presente ano; realçando “o esforço financeiro e a determinação da União de Freguesias na recuperação de toda a praia em tempo recorde para a colocar ao serviço dos banhistas e do turismo da região – houve empenho, houve investimento, há aqui um trabalho notável da Junta de Freguesia”.

Este é o resultado do investimento que a autarquia tem vindo a concretizar, seja na monitorização da qualidade da água seja na dotação dos equipamentos e infraestruturas necessárias para fruição dos banhistas e valorização turística.

A estes aspetos soma-se também a integração das praias nas Redes Aldeias do Xisto e Rede das Aldeias de Montanha. Como é o caso da praia acessível de S. Sebastião da Feira, que a par de S. Gião, integram a rede de praias fluviais com a chancela das Aldeias de Montanha. “É um ganho para esta praia, permite-lhe promoção e acesso a condições para que possa ser valorizada”, concluiu José Francisco Rolo, antes mesmo do mergulho inaugural pelas crianças participantes nas Férias Ativas dinamizadas pelas Bibliotecas Públicas Municipais.