quinta, 08 fevereiro 2018 16:02

Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”: inscrições abertas até dia 16 de fevereiro

Encontra-se a decorrer o prazo para formalizar a inscrição no Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2018, que se realizará nos dias 10 e 11 de março.

O concurso surge como uma atividade promotora do queijo Serra da Estrela, nas suas categorias “doces” e “salgados”.

A iniciativa, para além de dar a conhecer diferentes iguarias, doces e salgadas, confecionadas com queijo Serra da Estrela e seus derivados, procura incentivar a inovação e o empreendedorismo para a eventual criação de produtos de referência – um doce e um salgado – associados ao concelho de Oliveira do Hospital, onde serão produzidos e comercializados.

As inscrições encontram-se a decorrer até ao próximo dia 16 de fevereiro e podem ser efetuadas junto do Gabinete de Apoio à Vereação ou no site da autarquia em www.cm-oliveiradohospital.pt

Posteriormente, os concorrentes terão até 2 de março para entregar a ficha técnica de ingredientes.

Este concurso gastronómico é aberto a todos os residentes no concelho de Oliveira do Hospital que podem participar quer a nível individual quer coletivo e em ambas as categorias.

Será admitido qualquer tipo de doce ou salgado desde que integre na sua confeção Queijo Serra da Estrela, Queijo de Ovelha e/ou os seus derivados sendo que está vedada a participação com receitas que já fizeram parte deste concurso em anos anteriores.

Os doces e/ou salgados têm que ser entregues até às 9H00 do dia 10 de março no recinto da Festa do Queijo Serra da Estrela.

A avaliação dos pratos admitidos a concurso, marcada para esse mesmo dia às 14H00, será feita por um júri de cinco pessoas constituído para o efeito pela Confraria do Queijo Serra da Estrela, pelo Município de Oliveira do Hospital, por um produtor de Queijo e um Chef de Cozinha.

Na hora da decisão, o júri terá em conta os critérios como degustação, apresentação, originalidade da receita, outro que venha a ser considerado pertinente pelo júri, e viabilidade da sua produção empresarial.

Para cada uma das categorias a concurso está reservada a atribuição de três prémios nos valores de 100, 75 e 50 euros sendo que será entregue um diploma de participação a todos os concorrentes admitidos.

A divulgação dos resultados e entrega dos prémios acontecerá ao final da tarde do primeiro dia da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2018, dia 10 de março.