quinta, 02 junho 2016 16:09

Oliveira do Hospital comemora Semana dedicada à Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital vai comemorar o Dia Municipal para a Igualdade, assinalado anualmente a 21 de junho, com diversas iniciativas que decorrerão entre o dia 18 e 24 de junho.

O dia do solstício de verão foi a data escolhida para este Dia Municipal pautado pelo lema igualitário "o sol quando nasce é para tod@s", e que tem como objetivo primordial colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública de Oliveira do Hospital e da região.

Instituído no âmbito das ações levadas a cabo através do Projeto "Igualdade Local: Cidadania Responsável" (projeto iniciado em 2011), o Dia Municipal para a Igualdade começou a ser celebrado anualmente, desde 2012, com diversas iniciativas promovendo o envolvimento ativo da população do concelho no sentido da prossecução das políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação.

No presente ano, a Semana e o Dia Municipal para a Igualdade é celebrado sob três conceitos – "Respeito. Tolerância. Proteção" enquanto alerta público à comunidade para as questões da igualdade e desigualdades entre mulheres e homens na vida social e profissional; sensibilização para a educação para a igualdade entre mulheres e homens; e prevenção da violência doméstica e da violência no namoro.

As questões da violência conjugal são assumidas como prioritárias na intervenção e apoio do projeto Igualdade Local:Cidadania Responsável.

Dessa forma, o vasto programa de atividades tem início este sábado, 18 de junho, com a sessão fotográfica de rua, "a_braços pela Igualdade" durante das Marchas Populares de Oliveira do Hospital, e que irá manter-se durante a semana seguinte.

Dia 20 de junho, às 15H00 na Casa da Cultura César Oliveira, será realizada a abertura da exposição fotográfica "A Mão-de-Obra Feminina na 2.ª Guerra Mundial" seguindo-se a sessão "Poesia Dita".

No Dia Municipal para a Igualdade, 21 de junho, durante a manhã será realizado o debate "Igualdades e Desigualdades entre Mulheres e Homens", dinamizado e a transmitir em direto pela Radio Boa Nova (100.2FM). À noite, 21H00, acontecerá uma largada de balões luminosos no Largo Ribeiro do Amaral seguindo-se uma sessão de cinema ao ar livre, com exibição do filme "A Modista" (com Kate Winslet e Liam Hemsworth). Na quinta-feira, 23 de junho, será exibida uma sessão de cinema infantil, a partir das 14H30 na Casa da Cultura, com o filme "A Princesa e o Sapo".

Para terminar as comemorações, no dia 24 de junho, na Casa da Cultura, a partir das 15H00 decorrerá uma sessão de lançamento do Plano Municipal 2016/2018 que visa também a recolha de contributos seguindo-se um período de debate com vários convidados. A anteceder este momento será exibido o documentário "Igual entre Iguais" com análise comentada e será feito o balanço da implementação do Plano Municipal para a Igualdade (2013/2015).

A promoção da Igualdade entre mulheres e homens é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e mais democrática, tendo o Município de Oliveira do Hospital constituído uma equipa paritária de mulheres e homens para trabalhar no projeto "Igualdade Local: Cidadania Responsável", na perspetiva da sensibilização da população para a questão da Igualdade entre os géneros, e para a necessidade de esbater desigualdades, combater preconceitos, desconstruir estereótipos e promover a igualdade de oportunidades.

Nesse âmbito têm sido dinamizadas diversas ações e campanhas de sensibilização, trabalho em parceira com a Rede Social concelhia, com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) com quem foi formalizado um protocolo de cooperação, órgãos de comunicação social e movimentos de cidadãos.

Para além do Dia Municipal para a Igualdade, foi criada a figura de Conselheira Municipal para a Igualdade, assumida pela professora Teresa Serra, e uma linha de apoio jurídico e apoio social para as vítimas de violência doméstica - 238 605 260 – sendo que o MOH tem vindo a implementar um Plano Municipal para a Igualdade (PMI), um instrumento de trabalho em prol da luta contra a violência de género, promovendo uma cultura de cidadania para a Igualdade de Género.

O Pelouro da Solidariedade e Ação Social