terça, 30 novembro 1999 00:00

Oliveira do Hospital comemorou Revolução dos Cravos

Oliveira do Hospital assinalou 42 anos da Revolução dos Cravos – 25 de abril de 1974 – com várias iniciativas que decorreram ao longo do fim de semana.

No sábado, Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolheu a sessão de lançamento do livro "O Homem que Inventa Setembros", de João Miranda que, com emoção, deu a conhecer o seu primeiro livro que remete o leitor para uma Oliveira do Hospital da década de 50 permitindo às várias gerações recuar no tempo e encontrar as suas raízes.

O lançamento deste livro contou com a presença de Graça Silva, vereadora da Cultura; Rodrigues Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal; António Campos, amigo do autor que fez a apresentação da obra; e do editor António Baptista Lopes, da Âncora Editora. Todos eles saudaram o autor, recomendando a leitura deste livro de grande qualidade e "extremamente bem escrito", endereçando votos de sucesso.

Também a 23 de abril foi inaugurada a Exposição Coletiva de Artes Plásticas que pode ser visitada até ao final de maio, no espaço multiusos do Mercado Municipal. Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Oliveira do Hospital promove esta exposição que reúne trabalhos artísticos nas áreas da pintura, desenho, escultura, fotografia, artesanato e instalações. As peças são de artistas que têm realizado exposições no concelho, a convite do Município, e de artistas plásticos locais. A mostra oferece aos visitantes um conjunto variado de objetos artísticos e técnicas usadas, num convite à fruição pública, em mais de 50 obras.

O dia 24 de abril ficou marcado pela inauguração de duas peças escultóricas de homenagem "À Mulher Queijeira" e "À Indústria das Madeiras" instaladas em duas rotundas na União de Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira. O momento inaugural contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

Com a instalação deste Monumento à Mulher Queijeira, o Município de Oliveira do Hospital presta o seu tributo às queijeiras de todo o concelho – que marcaram presença nesta sessão e têm gravadas as suas mãos na base de cimento da rotunda – pelo seu imprescindível papel, ao longo dos tempos, na produção de um dos melhores queijos do mundo, o Queijo Serra da Estrela, como assinalou o presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino.

Ficam, igualmente, homenageadas a indústria das madeiras – os seus respetivos empresários e funcionários - que há mais de 40 anos tem dinamizado, em particular, a zona da Cordinha, garantindo o sustento de muitas famílias.

A sessão solene do 25 de abril nos Paços do Município foi o ponto alto das comemorações. Após o içar da bandeira com interpretação do hino, que teve a participação do Coral de Sant'Ana, seguiram-se as intervenções do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, do presidente da Assembleia Municipal, Rodrigues Gonçalves, e dos representantes das forças partidárias – à exceção do PSD que não se fez representar - com assento na Assembleia Municipal que se associaram às comemorações.

Na sua intervenção, o presidente da autarquia não esqueceu os problemas atuais que afetam os munícipes, nomeadamente na área da saúde, justiça e acessibilidades, reiterando a sua posição de luta para que os mesmos sejam solucionados. Nesta manhã, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital fez a arruada pela cidade e durante a sessão houve récita de poemas e música cantada e tocada com a participação dos jovens Fernando Vicente, Mariana Torgal, Gonçalo Neves e João Isidoro.

Durante a tarde, o Jardim Oliveira Mano foi o palco do II Encontro Concelhio de Filarmónicas onde estiveram presentes as quatro bandas concelhias: Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, Sociedade de Recreio Filarmónica Avoense (Avô), Filarmónica de Ervedal da Beira e Filarmónica Sangianense (S. Gião). Além das interpretações individuais de cada banda, as quatro tocaram em conjunto várias músicas proporcionando ao público presente um excelente espetáculo musical, terminando com uma arruada conjunta, formando uma enorme filarmónica, que em unissom desfilaram até ao Mercado Municipal.

O dia terminou com a disputa da final do 3.º Torneio Solidário de Oliveira do Hospital, na modalidade de futsal, que foi ganho pela equipa Figalgom, e posterior entrega de prémios às equipas participantes.