segunda, 02 maio 2016 21:47

Alunos disputam final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio a 6 de maio

A final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio do concelho de Oliveira do Hospital irá decorrer na próxima sexta-feira, 6 de maio, na Casa da Cultura César Oliveira a partir das 21H00, onde os alunos do concelho irão defender os seus projetos.

A iniciativa é promovida no âmbito da 3.ª edição do programa "Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra" desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com os seus municípios constituintes.

O concurso, que conta com o envolvimento do Município de Oliveira do Hospital, é dirigido aos alunos que frequentam o ensino secundário e profissional no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e na EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital, e pela primeira vez, o MOH optou por direcionar este projeto também aos alunos do 3.º Ciclo de Ensino Básico (CEB).

Participaram neste projeto, nas fases prévias de preparação, 16 docentes e 15 turmas, sendo quatro delas do 3.º CEB e as restantes do ensino secundário e profissional e desse trabalho resultaram 19 projetos – oito do 3.º CEB e onze do ensino Secundário e Profissional – apresentados à fase de pré-seleção de forma a apurar as dez candidaturas que irão à final.

Na final, dia 6 de maio, uma dezena de ideias de negócio serão defendidas pelos jovens promotores, numa sessão pública. O projeto melhor classificado, em cada ciclo, irá posteriormente representar o município oliveirense nas respetivas finais intermunicipais a realizar no início do mês de junho.

O Concurso Municipal de Ideias de Negócio é uma iniciativa que tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o trabalho em equipa e o espírito de iniciativa e dinamismo no concelho.

Visa também angariar ideias de negócio em diversos setores de atividade que tenham viabilidade económica, social e ambiental para a região, com demonstração da sua exequibilidade prática e do potencial dos projetos em causa.

Concorrem alunos do concelho, a frequentar o 3.º CEB, o ensino secundário ou profissional, sendo que cada equipa – constituída, no máximo, por três elementos – deve apresentar ideias inovadoras, exequíveis e com vantagens competitivas, suscetíveis de dar origem ao aparecimento de um novo produto ou serviço com novas características e potencialidades e que potenciem a região de Coimbra para uma posição de relevo no domínio empreendedor.

O júri é constituído por um representante da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, um empreendedor/empresário da região, e um elemento relacionado com a temática, e será responsável por avaliar os projetos tendo em consideração os seguintes critérios: grau de inovação da ideia (30%); exequibilidade da ideia (25%); qualidade da apresentação (20%); desenvolvimento da ideia - maturação do projeto (15%) impacto para o território da CIM-RC (10%).

A sessão da final, na Casa da Cultura César Oliveira, no próximo dia 6 de maio é pública e aberta a toda a comunidade. Esta iniciativa será abrilhantada pela participação dos alunos das várias classes e pela orquestra de cordas e coro dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital no âmbito do ensino articulado do Conservatório de Seia.