quarta, 13 abril 2016 11:39

CPCJ e Município de Oliveira do Hospital sensibilizam para os maus tratos na infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital associa-se, pelo segundo ano, à iniciativa "Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância", promovida pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

Nesse âmbito, e com a parceria do Município de Oliveira do Hospital, da Rede Social Concelhia e da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços, serão desenvolvidas diversas iniciativas sob o lema "Todos juntos podemos fazer a diferença".

Desta forma, ao longo do mês de abril, a CPCJ e o Município de Oliveira do Hospital convidam a população a associar-se a esta causa participando nas atividades que serão lançadas ao longo dos próximos dias.

Em marcha está já um desafio dirigido aos pais – o "Calendário dos Afetos" - preenchido com sugestões de atividades para desenvolver com os seus filhos, como sejam a realização de atividades em conjunto - de leitura, lazer, culinária, desportivas, escolares, entre outras – ou a promoção de manifestações de afeto que poderão partilhar com a CPCJ através das redes sociais.

Ao longo do mês está a ser distribuído o Laço Azul um pouco por todo o concelho, e a UCC Pinheiro dos Abraços também desenvolverá algumas ações junto das escolas relativamente às questões da prevenção do abuso sexual.

Também por ocasião do 2.º aniversário da UCC Pinheiro dos Abraços, a CPCJ de Oliveira do Hospital teve participação num dos painéis do debate "Cuidados de Proximidade... Relações Perigosas", subordinado ao tema "Prevenção... O Remédio Santo".

Já no final do mês, inserida nas comemorações municipais do 25 de abril, será dinamizada uma caminhada solidária associada à iniciativa "Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na infância". Na manhã de 22 de abril é dirigido o convite à participação nesta caminhada sendo que posteriormente será elaborado um enorme Laço Azul com todos os participantes que deverão vestir uma camisola azul, para o efeito. A ação, além da sensibilização para a temática, terá um cariz solidário de angariação de fundos para a Associação Médicos do Mundo.

Para o dia 28 de abril, a organização lança ainda o desafio a toda a população, particularmente ao pré-escolar e IPSS, para que vistam uma peça de roupa azul de forma a relembrar a mensagem alusiva a este mês e a razão desta cor. Refira-se que o movimento "Laço Azul" tem a sua origem nos Estados Unidos, em 1989, ano em que uma avó atou à antena do seu automóvel uma fita azul, cor das nódoas negras, para contar os acontecimentos dramáticos dos maus tratos aos seus netos e alertar para esta problemática dos maus-tratos na infância, dando origem a um movimento que depressa ganhou dimensão mundial.

Sendo a proteção das crianças responsabilidade de toda a sociedade, pretende-se com esta comemoração consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, através do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e ainda no fundamental envolvimento comunitário.