sexta, 18 março 2016 11:09

Oficinas Criativas nas férias da Páscoa

As Bibliotecas Públicas Municipais e o Município de Oliveira do Hospital vão promover as "Oficinas Criativas das Férias da Páscoa" durante o período de interrupção escolar da Páscoa.

Dirigidas às crianças entre os 6 e os 12 anos, as oficinas irão decorrer entre 21 de março e 1 de abril e estão sujeitas a inscrição prévia, de caráter obrigatório, nas instalações das Bibliotecas Públicas.

As atividades funcionarão na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira onde serão formados grupos de participantes, um para cada semana em cada uma das Bibliotecas, que vão aprender novos conhecimentos sobre as temáticas propostas.

Ao longo das duas semanas serão dinamizadas várias atividades: oficina de expressão dramática; oficina plástica; oficina do Ambiente/Floresta com o jogo "Lixo Caching"; oficina de som com as vertentes "Concerto de Olhos Vendados" e gravação de sons de rua; oficina de desporto e expressão motora; e ainda uma oficina dedicada ao Património Histórico que abordará um dos aspetos da arqueologia com a atividade "Eu parto, tu colas".

No âmbito da oficina de expressão dramática serão trabalhados dois textos - "os Músicos de Bremem" e "A Carochinha", à escolha – e no final de cada semana será feita uma apresentação aos pais e amigos de cada participante, nas instalações das Bibliotecas Públicas Municipais.

No final de toda a atividade "Oficinas Criativas das Férias da Páscoa" serão expostos os trabalhos de todos os participantes realizados no âmbito das oficinas.

A iniciativa "Oficinas Criativas das Férias da Páscoa" visa proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, lúdico, desportivo e ambiental, e uma ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos neste período de interrupção letiva.

Tem também como objetivo contribuir para aumentar o conhecimento e saber dos participantes, fomentando-se a partilha, a socialização e a interação tão importantes nestes grupos etários, através das atividades realizadas ao ar livre e dentro das instalações das Bibliotecas.