segunda, 14 março 2016 15:36

Oliveira do Hospital recebe semana distrital da Proteção Civil

Oliveira do Hospital é o município do distrito de Coimbra que acolhe este ano a Semana da Proteção Civil, que decorrerá entre os dias 16 e 20 de março no Parque do Mandanelho.

O evento, organizado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra (CDOS) em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, realiza-se sob o tema "Comunidades Resilientes – A importância do patamar local", e pretende mostrar as valências e as dinâmicas dos diferentes agentes da proteção civil distrital e municipal.

Pretendendo envolver a comunidade escolar e a sociedade civil, a semana da proteção civil tem início na próxima quarta-feira, dia 16 de março, às 10h00, com a abertura de uma exposição de meios, patente ao público no Parque do Mandanelho, que integra o programa comemorativo do Dia Internacional da Proteção Civil.

De seguida, terá lugar a entrega de equipamentos de proteção civil individual ao Serviço Municipal de Proteção Civil e presidentes de junta e uniões de freguesia.

Durante cinco dias, o principal parque da cidade de Oliveira do Hospital vai ser palco de várias ações, como demonstrações técnicas de suporte básico de vida, cinotecnia, patrulhamento a cavalo, simulacros, exposições e ações de desencarceramento levadas a cabo pelos diversos agentes de proteção civil.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, destaca a importância de o município oliveirense ser a capital da Proteção Civil durante cinco dias, e sublinha que as iniciativas dedicadas às escolas  envolverão mais de mil crianças e jovens.

O autarca refere  também que "é importante dar esta visibilidade para que as pessoas percebam que a Proteção Civil somos todos nós".