segunda, 14 março 2016 10:59

Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital: Concurso de Gastronomia reconheceu novas iguarias

Vencedores do Concurso Gastronómico, nas categorias de doces e salgados Vencedores do Concurso Gastronómico, nas categorias de doces e salgados

No âmbito da 25.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital foi promovido, pelo sétimo ano consecutivo, o Concurso de Gastronomia "Com Queijo Serra da Estrela" que visa dar a conhecer diferentes iguarias, doces e salgadas, confecionadas com queijo Serra da Estrela e seus derivados, bem como incentivar a inovação e o empreendedorismo para a eventual criação de um produto de referência, associado ao concelho de Oliveira do Hospital, onde será produzido e comercializado.

Na tarde de sábado, a avaliação das iguarias por parte do júri – que levou em conta critérios como degustação, apresentação, originalidade da receita e viabilidade da sua produção empresarial – e posterior entrega de prémios suscitaram interesse entre o público que acorreu à tenda de eventos para assistir a estes momentos.

O concurso, aberto a todos os residentes no concelho, contou com 15 inscrições que disputaram o concurso na categoria dos Doces, tendo sido atribuídos os prémios aos seguintes: "Pastel de Nata com Queijo Serra da Estrela", da Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central (1.º lugar, 100 euros); "Oliveirinhas", do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital 12.º G (2.º lugar, 75 euros); e "Mousse de Requeijão Serra da Estrela DOP", do Restaurante Cristina (3.º lugar, 50 euros).

Na categoria dos Salgados foram sete, os pratos apresentados a concurso e a escolha do júri para os três melhores recaiu em: "Migas na broa com grelos e Queijo da Serra", da Arcial (1.º lugar, 100 euros); "Pedrinhas do Rio Alva", de Patrícia Moreirinhas (2.º lugar, 75 euros); "Verdes Prados", do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital 12.º G (3.º lugar, 50 euros).

Também ao final da tarde de sábado, 5 de março, foram entregues os prémios referentes ao Concurso "A Maior Abóbora", promovido pela segunda vez, no certame e que contou com duas dezenas de inscrições. Nas categorias a concurso foram entregues os prémios aos seguintes concorrentes: Tamanho – Frutas Britos (50 euros); Peso – Fernando Viegas (30 euros); e Originalidade - Maria Alice Cruz (20 euros).

De registar ainda que no âmbito da maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal foi confecionado, com a colaboração das várias queijeiras do concelho, um enorme requeijão de ovelha que atingiu os 63,5 quilos. Este requeijão foi depois degustado pelos visitantes no encerramento da Festa, quando ainda decorria o programa televisivo "Portugal em Festa" da SIC, acompanhado pelos 26 quilos de doce de abóbora, confecionado nessa tarde. As opiniões foram unânimes, o requeijão e o doce de abóbora estavam deliciosos.

Participantes no Concurso de Gastronomia

Doces:
"Bombons com QSE" - Maria da Guia Fernandes Paula Coutinho
"Pastel de Nata com QSE" - Cooperativa Agro-Pecurária da Beira Central
"Tarte de Queijo Serra da Estrela DOP, com Maçã" - Associação Melhoramentos Aldeense
"Tarte Serrana à Gouveia" - Restaurante O Gouveia
"Montanha de Neve" - Patrícia Moreirinhas
"Arroz Doce Serra da Estrela" - Paulo Rogério Simões Figueiredo
"Mousse de Requeijão Serra da Estrela DOP" - Restaurante Cristina
"Tarteletes c/ Queijo Serra da Estrela DOP" - Helena Maria Veloso Albernaz
"Montes Brancos" - Agrupamento de Escolas de OHP - 11º H
"Oliveirinhas" - Agrupamento de Escolas de OHP - 12º G