segunda, 08 fevereiro 2016 13:57

Fevereiro repleto de atividades na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

Ao longo do mês de fevereiro serão dinamizadas diversas atividades, direcionadas para todos os públicos, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. Fevereiro é o mês dedicado aos apaixonados e a Biblioteca Municipal também se prepara para assinalar a efeméride com várias iniciativas.

Especialmente dirigida ao público infanto-juvenil, haverá a atividade "Animação da Leitura", com leitura e dramatização de histórias de amor e amizade. Ao longo de todo o mês, no espaço da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital irão ouvir-se diversas histórias sobre esta temática, como "O Sapo encontra um amigo"; "Sapo Apaixonado"; "O Segredo do Bosque" e a "A Carochinha". A atividade está sujeita a marcação prévia junto do serviço educativo da Ludoteca.

Para o público sénior, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital dinamizará mais uma sessão do Projeto "Lar na Biblioteca" que desafia os utentes de lares e centros de dia para uma visita a este equipamento municipal. Em itinerância continua, igualmente, o outro interessante projeto "Viver a Ler +" que leva o livro e atividades em torno da leitura até às instituições que aderiram ao projeto.

No mês em que se assinala o Dia dos Namorados e o S. Valentim, o Clube de Leitura em Voz Alta irá reunir-se, uma vez mais, para partilhar leituras sendo que neste mês o tema escolhido foi o "Namoro". A atividade, aberta aos interessados, irá desenrolar-se dia 16 de fevereiro, às 21H00.

Na Biblioteca Municipal estarão também patentes duas exposições bibliográficas ao longo de todo o mês. No espaço infanto-juvenil será dedicada a José Carlos Completo, autor da série de livros "Os Lobos". Na sala de adultos, em destaque estará Almeida Garrett, escritor e dramaturgo, iniciador do Romantismo no nosso país.

De destacar a realização da Oficina sobre "Bordados em Lenços dos Namorados" nos dias 15 e 16, entre as 20h30 e as 22h30 que desafia os interessados a aprender sobre esta arte e a executar o seu próprio Lenço dos Namorados, ícone da cultura portuguesa cuja origem remonta ao século 18.

De tradição minhota, os lenços são bordados com motivos florais, símbolos amorosos e mensagens em quadras. Os interessados devem inscrever-se na Biblioteca Municipal.

Ainda sobre esta temática estará patente uma exposição temática de "Lenços dos Namorados" elaborados por Filomena Macieira, artesã do concelho de Oliveira do Hospital.