good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Belezas Naturais em
Oliveira do Hospital

Uma jóia escondida no coração de Portugal!
O nosso município oferece uma rica variedade de experiências para os viajantes que procuram aventuras autênticas no meio à natureza.

aventura roteiros cultura local natureza

Monte do Colcurinho

Percurso
Rota do Monte do Colcurinho
Partida
Ponte das Três Entradas
Chegada
Monte do Colcurinho
Descrição

Na Ponte das Três Entradas, local onde o Rio Alvôco desagua no Alva, e sobre o qual está uma rara ponte de três braços, propomos-lhe que suba entre panoramas de sonho até Aldeia das Dez onde toda a freguesia é um constante miradouro.

Situada na encosta norte do Monte do Colcurinho, à altitude de cerca de 500 metros, encontra-se, sobranceira ao Rio Alvôco, a risonha e linda povoação.

Este povoamento remonta à época pré-romana. Vestígios desse passado glorioso são ainda possíveis de observar nas ruínas de um castro luso-romano. 

Quando em 1543 foi criada, a freguesia abrangia não só a área que presentemente tem, mas ainda a do Piódão, hoje integrada no circuito das aldeias históricas. 

A freguesia desta última povoação foi desanexada em 1676.

A freguesia de Aldeia das Dez, desde a sua criação teve vida autónoma até 1594; porém, a partir desta data, foi anexada à da Santa Maria de Avô, até que, em 1602 ou 1603 adquiriu de novo a sua autonomia, situação que se tem mantido até hoje.

A sua Igreja Matriz é uma boa maneira para começar a visita a esta freguesia. A sua história tem alguns séculos. Quando em 17 de Julho de 1543, o Bispo de Coimbra, D. Jorge de Almeida criou a freguesia de Aldeia das Dez, existia já uma igreja que tinha como orago o Apóstolo S. Bartolomeu. Como as suas dimensões eram pequenas para conter os fiéis, o zeloso cura, Manuel António Pereira começou em 1757 a edificação de uma nova igreja que, em 21 de Janeiro de 1764 já pode ser benzida. Interiormente e exteriormente é duma formosura e imponência invulgares.

Nesta Freguesia existem algumas casas senhoriais que merecem a sua contemplação, como a residência do Sargento-mor Manuel de Matos Pereira que em 18 de Setembro de 1721 aqui se fixou, a Casa da Voluta ou Casa do” S “, do século XVII e a Quinta da Geia um Hotel de renome e com uma paisagem fabulosa.

"Igreja Matriz"

De Aldeia das Dez o seu panorama de sonho continua até ao deslumbrante e acolhedor Vale de Maceira onde se situa o Santuário de Nossa Senhora da Preces, sendo um dos mais importantes roteiros religiosos da região. Fundado no século XVIII e enriquecido com fontes e lagos é composto por uma escadaria monumental de estilo barroco, uma Igreja dedicada a Nossa Senhora e uma Via Sacra com onze capelas dedicadas à Paixão de Cristo, decoradas com figuras de madeira em tamanho natural do século XIX e ainda pela capela de Santa Eufémia e a capela de Nossa Senhora das Necessidades que está situada no Monte Colcurinho a cerca de 14 Km de Aldeia das Dez. Neste monte, a 1244 metros de altitude, pode «tocar o céu» e observar panoramas infinitos e as encostas xistosas da Serra do Açor.

Bem vindo