"A Semente“
Em Dezembro de 1985, um grupo de jovens decidiu reunir e tentar criar algo que desse mais animação e vida à nossa terra.
Surgiu assim a ideia de criar um grupo de teatro, inicialmente sem grandes ambições, mas com uma enorme vontade de iniciar um trabalho que desse alguns resultados positivos. Daí o nome escolhido para este grupo “A Semente”, simbolizando precisamente o inicio de um esforço comum e que com perseverança poderia talvez nascer e dar alguns frutos.
Ao longo dos anos, o grupo representou várias peças em diferentes partes do concelho e distrito. Vários jovens e adultos estrearam-se no palco e outros deram o seu contributo por detrás do cortinado, para que anos após anos “A Semente” floresça.
Nome
Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense
Presidente
Ivone Figueiredo
Morada
Rua Alexandre Rodrigues, nº6
3400 – 703 S. Paio de Gramaços
Contactos
Ivone Figueiredo – 963 342 961 **
Email
srlsampaense@gmail.com
Facebook
facebook.com/A-Semente-Teatro/
Site
srlsampaense.com/index.php/teatro/
Sociedade Recreativa Ervedalense
No ano de 1901, nasce o Teatro Club Ervedalense, que em 1955 […] passa a designar-se Sociedade Recreativa Ervedalense. O seu fim é o de promover a organização de espetáculos e divertimentos para os sócios, além de lhes facultar as demais regalias próprias de sociedades de recreio, ornando-se, assim, uma coletividade recreativa de elevada função social, onde se realiza festas de variada índole e outras sessões em prol da cultura e do recreio.
Presidente
Liliane Cid
Morada
Avenida D. Manuel I, 35
3405 – 032 Ervedal da Beira
Contactos
Liliane Cid – 963 409 973 **
Eduardo Gil – 916 913 958 ** | 238 648 035 *
Email
lilianecid@hotmail.com
Facebook
facebook.com/teatroSRE
Teatro Kamishibai da SCMG
O Teatro Kamishibai é uma forma tradicional japonesa de contar histórias, iniciado na Santa Casa da Misericórdia de Galizes em 2011, por intermédio da colaboradora/monitora do CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) – Rosy Campos, com alguns objetivos específicos, de entre os quais se destacam:
– A promoção da interação entre as crianças e as pessoas com deficiência, quer intelectual, quer motora, que se revela extremamente importante para a formação pessoal das crianças, de forma a que cresçam conscientes da diferença e da necessidade de ter uma atitude solidária e inclusiva;
– A estimulação da imaginação e criatividade, sendo dado o incentivo para que as crianças criem e apresentem as suas próprias histórias;
– Mostrar às crianças uma forma alternativa, imersiva e muito antiga de contar histórias, sem recurso às novas tecnologias.
Com o passar do tempo o Kamishibai da Santa Casa da Misericórdia de Galizes deixou de ser apenas apresentado em Escolas, passando também por espaços públicos e eventos, alargando o seu público-alvo e atravessando gerações, desde os mais novos aos mais velhos.
Provedor
Bruno Miguel Domingos Miranda
Morada
Rua da Misericórdia n.º 60
Apartado 4 – Galizes
3400-443 NOGUEIRA DO CRAVO OHP
Contactos
238 670 070 * | 238 671 255 *
Email
geral@scmgalizes.com
Facebook/Site
scmgalizes.com/v2/index.php