good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Belezas Naturais em
Oliveira do Hospital

Uma jóia escondida no coração de Portugal!
O nosso município oferece uma rica variedade de experiências para os viajantes que procuram aventuras autênticas no meio à natureza.

aventura roteiros cultura local natureza

Percurso Pedestre de Vale de Maceira

Partida
Vale de Maceira
Chegada
Vale de Maceira
Extensão
10,75 Km
Duração
Cerca de 5 horas
Dificuldade
Elevada
Quando chegar a Aldeia da Dez vai ver que valeu a pena a subida. Mas ainda não acabou. Continue a estrada que sobe até Vale de Maceira, conhecido pelo Santuário da Senhora das Preces. À ida a vista é maravilhosa. Entre na aldeia e estacione. O percurso deve ser feito de manhã cedo.

Dirija-se à fonte atrás da Igreja, vire à direita e continue pela Via Sacra. No cimo da rua vá pela estrada de terra em frente. No cimo tem a capela de Santa Eufémia. Na estrada vire à direita pelo asfalto, passe a casa do guarda e encontre a estrada que sobe em frente: vá por aí. Enquanto sobe pode avistar uma longa cadeia de montes até ao horizonte. O verde da floresta e o cinzento do granito compõem a paisagem. Descanse de vez em quando, respire o ar puro e cheire o ar fresco e perfumado de flores e vegetação que o acompanha. Quando chegar à capela da Nossa Senhora das Necessidades descanse. Ouça o silêncio impressionante; está a1244m de altitude, no Monte Colcurinho. Aqui pode apreciar convenientemente o espetáculo, leia a vista, o verde, as terras, os granitos… Desça depois pela estrada de alcatrão do lado esquerdo da capela, acompanhando cada recorte das montanhas. Ao encontrar em baixo a estrada principal vire pela direita para Vale de Maceira. Continuará a descida pelas linhas de água (curvas). No cruzamento que indica Gramaça, siga à esquerda pela estrada. Na cortada à direita vire à esquerda. Na primeira estrada à direita vire, e desça pelo caminho. Neste caminho entre o pinhal, desembocará no asfalto, perto de um pequeno souto. Continue pela direita até Vale de Maceira.
Bem vindo