good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“Viver a Ler+” levou a Manta dos Afetos até aos idosos

Neste mês de maio, o projeto “Viver a Ler +” dinamizado pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital levou até aos utentes das instituições concelhias com valência de idosos, “A Manta dos Afetos”.

Trata-se de uma manta que foi confecionada com os catorze pedaços de tecido que cada uma das instituições aderentes ao projeto elaborou e decorou, respondendo dessa forma positivamente ao desafio lançado pelo projeto “Viver a Ler +”.

Cada quadrado de tecido é único e original constituindo uma marca da respetiva instituição, numa peça que reúne os contributos de todos os utentes que mensalmente são visitados pela equipa que dinamiza este projeto.

Agora que está finalizada a manta, a peça acompanhou a itinerância do mês de maio, que decorreu esta semana, para que todos os envolvidos pudessem apreciar o resultado final.

Para a acompanhar foi lida a história “A Manta dos Afetos”, um conto original de Vítor Paulo Fernandes, autor concelhio, que também acompanhou a equipa do “Viver a Ler +” nesta itinerância.

Como o nome indica, conta a história de uma menina que decide juntar vários pedaços de tecido, dando-lhes uma nova vida.

A vereadora da Cultura, Graça Silva, congratula “todas as instituições que tornaram possível este projeto e a concretização desta atividade ‘Manta dos Afetos’”. São “iniciativas de grande relevância para a dinâmica da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e que permitiram recentemente ser reconhecida com a menção honrosa no prémio “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas”, atribuído pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas”, sublinha a vereadora.

O projeto “Viver a Ler +” é desenvolvido pelas Bibliotecas Públicas Municipais e pretende envolver os idosos que são utentes nas instituições com valência de idosos proporcionando-lhes o acesso mais facilitado ao livro e à leitura, permitindo o acesso do serviço aos utilizadores que estão impedidos de a visitar.

O projeto “Viver a Ler +” tem como objetivos: a promoção da leitura, sendo a biblioteca um agente de consolidação de hábitos de leitura ao longo da vida; garantir o acesso a todos alargando a oferta; trabalhar em parceria com outras entidades da comunidade.

Todos os meses, a equipa da Biblioteca Municipal se desloca às instituições de idosos onde faz uma atividade de animação da leitura e deixa livros, revistas, jornais que podem ser requisitados por idosos e colaboradores da instituição.

Até ao momento foram celebrados os protocolos com 14 instituições do concelho que aderiram a este novo projeto abrangendo mais de 450 idosos que todos os meses recebem a visita do “Viver a Ler +” através do qual têm sido implementadas diferentes atividades, como sejam a leitura de contos tradicionais com recurso a várias técnicas ou a recolha de tradições orais.

Em todas as visitas, o público sénior assiste com grande entusiasmo ao momento de animação da leitura. O novo projeto tem sido acolhido, no seio das instituições, com grande satisfação proporcionando momentos agradáveis associados à leitura e promoção da cultura.

Bem vindo