“Empreendedorismo: da ideia inicial ao Plano de Negócio – Boas Práticas” foi a temática do workshop dinamizado hoje, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), dirigido a alunos finalistas e pessoas com potencial empreendedor.
A sessão foi promovida no âmbito da V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento e teve a participação de quatro jovens empresários do concelho, de diferentes ramos de atividade, que partilharam com o público presente as suas experiências.
Quatro jovens empreendedores abordaram várias questões dando como exemplos práticos as suas ideias de negócio que têm colhido sucesso junto do seu público-alvo, e que foram também premiadas em diferentes concursos de empreendedorismo.
Com a presença do vereador Nuno Ribeiro e a moderação de João Nunes, da administração da BLC3, este workshop contou com a participação de Sérgio Cruz, um dos promotores da recém-nascida “Cerveja Artesanal Rapada”; Rúben Gonçalves, um dos rostos da ideia “DoCereal – SementesdeGirassol” premiada recentemente no Concurso Regional de Empreendedorismo da CIM Região Coimbra; Joana Henriques, em representação da AH Saúde, projeto de teleassistência no ramo da saúde; e Jorge Fernandes, empresa JFOH, um laboratório de prótese dentária.
Refira-se que estes dois últimos projetos foram premiados pelo concurso municipal de ideias de negócio “Empreender + Oliveira do Hospital”.
Ainda esta semana, no dia 26 de maio, a coach Núria Mendonza dinamizou a sessão “Ativar Competências para a Empregabilidade” dirigida a pessoas em situação de desemprego. Motivação, competências de auto-estima e outras técnicas para inserção no mercado de trabalho foram aspetos trabalhados durante esta ação dinâmica que cativou os presentes.
Para o jovem Duarte Henriques, “a oradora cativou” e na sua opinião, “deviam apostar mais vezes nestes iniciativas e não só para desempregados”. Opinião partilhada por Ana Maria, 42 anos, que se mostrou interveniente e sublinhou, “as pessoas que aqui estão têm todas potencial e temos de aproveitar as potencialidades que existem em nós e no país”.
Também Núria Mendonza, satisfeita com a adesão de público, considerou que foi “uma sessão extremamente positiva”. “Tem havido também interação entre os temas da formação e o público, o que demonstra claramente que ainda há vontade para um processo de mudança”, afirmou, acreditando que “estas pessoas precisam de mais estímulos dentro deste género” porque “a motivação faz-se mas a motivação treina-se”. “Sinto vontade e sinto também algum acreditar na possibilidade de mudança e também pessoas com algum potencial”, acrescentou.
Desde o início do mês de maio têm sido dinamizadas diversas ações integradas no programa da V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento, como sessões “Da Escola para o Trabalho” de apresentação dos cursos profissionais aos empresários do setor; os workshops “Currículos Criativos” e os “Dias Abertos à Comunidade” que decorreram nas instalações da ESTGOH e da BLC3.
A final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, Feira do Livro de Oliveira do Hospital e o Conselho Municipal da Juventude foram outras iniciativas.
A programação estende-se até ao mês de junho, durante o qual terá lugar a realização de um novo Fórum das Comunidades no âmbito do “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality; e será promovida a visita “Experimentar FAB LAB Coimbra: Idealizar e Criar” a este laboratório de prototipagem rápida. Destaque ainda para a conferência “Portugal 2020 – Como aceder ao financiamento comunitário” e para as sessões de apresentação dos projetos “Empreender+ Oliveira do Hospital”.
A V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento é promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, numa parceria alargada com diversas entidades, sendo que a programação abrange diferentes áreas como Educação; Empreendedorismo; Ciência, Tecnologia e Inovação; Formação e Orientação Profissional; Juventude; Cultura e Comércio Local; Cidadania; Economia Social.