good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“Um Chá com…” recorda Sophia de Mello Breyner Andresen

A Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o Rotary Club de Oliveira do Hospital e a Universidade Sénior irão promover, no próximo sábado, dia 14 de março pelas 16h00, mais uma edição da iniciativa “Um Chá com…” e que será dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen.

Desta vez, a evocação “Um Chá com… Sophia de Mello Breyner Andresen” será dinamizada na Pousada Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, espaço que recebe esta iniciativa pela primeira vez.

A tarde será de tributo a uma das maiores poetisas portuguesas do século XX, um momento cultural com alguns apontamentos musicais, durante a qual serão declamados vários poemas da autora e que iniciará com a leitura de excertos de uma das suas obras infantis mais conhecidas, “A Fada Oriana” (1958), com a especial participação dos pequenos leitores da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

A sessão é aberta ao público que terá oportunidade de conhecer melhor a vida e obra desta autora.

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto, frequentou o curso de Filologia Clássica da Universidade de Lisboa entre 1940 e 1942, e casou em 1946 com Francisco de Sousa Tavares. Participou ativamente na oposição ao Estado Novo e depois do 25 de Abril de 1974 foi eleita deputada à Assembleia Constituinte, integrada nas listas do Partido Socialista.

É uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX tendo começado a publicar poemas em 1940 nos Cadernos de Poesia e entre 1944 e 1997 publicou diversos livros de poesia. Também escreveu contos, peças de teatro, artigos de opinião e curtos ensaios, destacando-se a sua notável obra de literatura infantil da qual constam sete títulos.

Recebeu vários prémios literários e condecorações vindo a falecer a 2 de julho de 2004 com 84 anos. Em fevereiro de 2014 a Assembleia da República decidiu homenagear a poetisa com honras de Panteão. A cerimónia de transladação teve lugar a 2 de julho de 2014, quando se assinalava uma década do seu falecimento

Bem vindo