Em mais uma iniciativa literária conjunta, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e o Rotary Club de Oliveira do Hospital convidaram os oliveirenses a participarem num “Chá com… Florbela Espanca”. A evocação decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, no dia 8 de dezembro, data em que se celebrou, simultaneamente, o nascimento e a morte da poetisa portuguesa.
Imortalizada pelo grupo musical Trovante, mas também por uma obra que a torna um nome incontornável da literatura portuguesa, Florbela Espanca foi homenageada perante um auditório lotado, que pôde apreender a vida “conturbada, amargurada e desiludida” da autora assistindo e participando na improvisação de uma entrevista com a própria poetisa, interpretada por Paula Ribeiro que, ao interagir com os presentes, foi desvendando pedacinhos secretos da sua vida de artista incompreendida.
A sessão de homenagem à autora ficou ainda marcada pela declamação de poemas e pelas incontornáveis intervenções de Álvaro Assunção e José Vieira. Paulo Ribeiro, com a ajuda da sua guitarra, teve ainda o dom de unir a plateia em uníssono ao som de “Perdidamente”.
Florbela Espanca continua em homenagem na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, com uma exposição bibliográfica que se prolongará até 31 de dezembro.