O convite está feito e o saboroso borrego é servido à mesa a partir de amanhã, 31 de janeiro, até domingo, 2 de fevereiro, nos restaurantes aderentes à segunda edição do Festival de Gastronomia “Borrego à Mesa”.
O Festival de Gastronomia de Borrego Serra da Estrela DOP – “Borrego à Mesa” é uma iniciativa organizada pelo Município de Oliveira do Hospital, de promoção daquele que é um produto de excelência da região e com vista à criação de uma nova marca identitária da gastronomia local.
Nesta segunda edição aderem ao certame cerca de vinte restaurantes, com uma oferta diversificada desta iguaria gastronómica que ocupa com destaque a mesa dos Oliveirenses o ano inteiro e integra a Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital.
Borrego assado no forno a lenha, grelhado, em caldeirada, ensopado, guisado, arroz de fressura ou pizza de borrego são alguns dos pratos que podem ser degustados pelos consumidores. A acompanhar cada uma destas iguarias, a proposta passa por incluir à mesa os vinhos do Dão, enchidos, requeijão e o queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. Nos doces, sugestão para a tigelada, arroz-doce e o doce de abóbora.
Como sublinhou José Francisco Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a iniciativa visa valorizar um produto único, saboroso e genuíno DOP bem como a atividade económica local. Num convite a “vir e descobrir Oliveira do Hospital” aposta-se na promoção de um produto endógneo e na promoção do concelho.
“Nestes restaurantes vão encontrar borrego, mas também os vinhos do Dão, os enchidos, o requeijão e o queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, assim como a doçaria tradicional”, disse.
O autarca frisou ainda que este festival “Borrego à Mesa” é também “uma rampa de lançamento para a maior feira do queijo de Portugal” que se realiza em março, nos dias 8 e 9 de março, no centro da cidade de Oliveira do Hospital.
Graça Brito, vereadora do turismo, sublinha o “prato gastronómico de excelência” que vai estar à mesa dos restaurantes, confecionado de diversas formas, sendo o festival uma oportunidade para dar ainda mais a conhecer a carne do borrego Serra da Estrela. Os restaurantes aderentes vão estar devidamente identificados, sendo o primeiro momento dedicado à gastronomia de excelência, em Oliveira do Hospital, referindo que se seguirá a Semana da Gastronomia, que antecede a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, durante a qual poderão ser degustados os pratos que integram a “carta gastronómica” do concelho.
Aderem ao “Borrego à Mesa”, a norte do concelho, os restaurantes, A Cristina, em Aldeia Formosa, O Leque, em Ervedal da Beira, O Dinis e O Gouveia, em Lageosa, e Olea, em Bobadela. Em Oliveira do Hospital participam os espaços de restauração Casa Portuguesa, Laranja Azul, O Cantinho, Pedro’s e Tasquinha do Marques.
Do lado sul, integram o certame os restaurantes L’Artista e Quinta dos Sisos, em Catraia de S. Paio, O Paraíso da Beira, em Chamusca da Beira, Albergaria do Choupal, em São Gião, Olhar sobre o Alva, em São Sebastião do Alva, Vinha do Vale, em Santo António do Alva, Varandas Verdes em Ponte das Três Entradas e os restaurantes A Malga e João Brandão, em Aldeia das Dez.
Com este evento, o Município de Oliveira do Hospital pretende captar visitantes que, cativados pelos melhores sabores da excelência da gastronomia local, possam descobrir e fruir da oferta e das potencialidades turísticas do concelho.
O “Borrego à Mesa” pretende, igualmente, despertar a atenção para a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, a maior festa do queijo de Portugal, que este ano decorre nos dias 8 e 9 de março. O Festival de Gastronomia de Borrego Serra da Estrela DOP – “Borrego à Mesa” tem os apoios da ANCOSE – Associação Nacional Criadores Ovinos Serra da Estrela e da Estrela COOP – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL.