O Município de Oliveira do Hospital promoveu na sexta-feira, 6 de novembro, junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na escola da Ponta das Três Entradas (Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital), o exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico “A Terra Treme”.
Este exercício preventivo foi realizado em todo o território nacional, exatamente às 11h06, numa ação da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).
No concelho de Oliveira do Hospital, a iniciativa envolveu o Gabinete de Ação e Coordenação Local da Proteção Civil e Defesa da Floresta, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, alunos, professores e auxiliares, num total de 80 participantes.
Aos alunos foram transmitidas algumas explicações sobre o que é um sismo, o que pode acontecer, que atitudes de prevenção devem ser tomadas e que comportamentos se devem adotar em situação real.
Após esta breve ação de sensibilização pelos técnicos do gabinete municipal e pelos bombeiros, foi visionado um pequeno filme demonstrativo, seguindo-se o exercício de simulação que culminou com a evacuação dos alunos e professores da sala de aula para o ponto de encontro em zona de segurança, conforme o plano de emergência em vigor na escola.
O exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico teve a duração de um minuto e visou alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. O objetivo é conhecer e praticar os três gestos clássicos de autoproteção e que podem salvar vidas em caso de tremor de terra: baixar, proteger e aguardar.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Oliveira do Hospital aderiu a este exercício público visando a sensibilização de todos para o risco de sismo, com especial enfoque nos alunos do 1.º CEB. Com efeito, é uma forma de os preparar para o eventual risco e de os capacitar enquanto agentes sensibilizadores da população em geral para estas questões de segurança.
A ação, na escola da Ponte das Três Entradas, foi acompanhada de perto pela vereadora da Educação, Graça Silva, pela vereadora da Floresta e Desenvolvimento Rural, Teresa Dias, pelo comandante operacional municipal, José Carlos Marques, e pelo comandante dos Bombeiros de Oliveira do Hospital, Emídio Camacho.
Estes responsáveis realçaram a importância deste exercício que prepara os participantes para este incidente, e incentivaram os jovens alunos a partilhar a informação e procedimentos adquiridos junto da sua família e amigos.
Promovido em todo o território nacional, este exercício público que qualquer cidadão podia fazer individualmente, visou envolver todas as comunidades nesta ação de sensibilização e de preparação, contribuindo de uma forma ativa para o aumento da preparação dos indivíduos, enquanto responsáveis de primeira linha pela sua auto-proteção em situação de emergência.