O Município de Oliveira do Hospital, a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, a entidade regional de Turismo “Turismo Centro de Portugal” e a União das Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços promovem no próximo dia 25 de março, uma sessão de esclarecimento sobre alguns instrumentos financeiros disponíveis para estimular o investimento empresarial, em especial o setor turístico.
A iniciativa “Financiamento da Atividade Turística” terá lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a partir das 10h15 com a presença de José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal que farão a abertura do encontro.
Seguir-se-á uma exposição sobre “Financiamento da Atividade Turística” por Miguel Mendes do Turismo de Portugal. Os instrumentos financeiros de apoio “Iniciativa Jessica – Um mecanismo de reabilitação e regeneração urbana” e o “Fundo Revitalizar Centro” serão apresentados por Rui Soeiro, Caixa Geral de Depósitos, e António Pereira Dias, Oxy Capital, respetivamente, enquanto entidades gestoras na região Centro de cada um destes fundos.
Pedro Carvalho, da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal encerra os contributos com uma abordagem ao tema “Custos de Contexto – Facilitação dos negócios hotelaria/restauração” seguida do debate que será moderado pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e presidente da ADI, José Francisco Rolo.
A Iniciativa Jessica visa financiar projetos sustentáveis em áreas urbanas, tendo sido definidas quatro áreas de intervenção consideradas prioritárias: reabilitação e regeneração urbana incluindo regeneração de equipamentos e infraestruturas urbanas; eficiência energética e energias renováveis; revitalização da economia urbana, especialmente PME – Pequenas e Médias Empresas e empresas inovadoras e disseminação das tecnologias da informação e da comunicação em áreas urbanas, incluindo redes de banda larga e sem fios.
Relativamente ao Fundo Revitalizar, um instrumento de capital de risco, tem como objetivo promover o crescimento e expansão das PME particularmente as que apresentem modelos de negócio sustentáveis e prossigam projetos de expansão, inovação e/ou modernização; contribuindo para o desenvolvimento de novos serviços e/ou produtos, processos de internacionalização e aumento de exportações.
Esta iniciativa é mais uma ação do Município de Oliveira do Hospital no sentido de disponibilizar informação ao sector empresarial do concelho que contribua para apoiar o desenvolvimento de atividades empresariais e novas oportunidades de negócios.
A sessão é aberta ao público devendo as inscrições, gratuitas, ser formalizadas através dos seguintes endereços eletrónicos: gav@cm-oliveiradohospital.pt ou goncalo.gomes@turismodocentro.pt.