good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Semana da Gastronomia abre o apetite para a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

No âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza nos dias 12 e 13 de março, está a ser promovida mais uma edição da Semana da Gastronomia. O objetivo é colocar à mesa e no centro das atenções os melhores sabores do concelho.

A Semana da Gastronomia decorre até domingo, 13 de março, para promover a gastronomia local que pode ser saboreada nos 25 restaurantes aderentes, espalhados de norte a sul do concelho de Oliveira do Hospital, e que se encontram devidamente identificados com dístico próprio.

Todos os dias, ocupam lugar de destaque à mesa os produtos genuínos e que distinguem o concelho de Oliveira do Hospital e o difícil para os visitantes será escolher entre os pratos que compõem a ementa, tais como o borrego criado neste concelho da Beira Serra e confecionado nas diversas formas tipicamente locais; o arroz de suã; os torresmos serranos ou a feijoada dos pastores.     A refeição não ficará completa sem que sejam degustados os enchidos acompanhados pelo vinho do Dão e claro, o rei da festa, o Queijo Serra da Estrela. Entre as sobremesas, destaca-se a genuína tigelada e o requeijão com doce de abóbora ou mel.

Estes são os pontos fortes do evento – cuja sessão de abertura decorreu  no Restaurante Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital – apontados pela vereadora do Turismo, Graça Silva, que não escondeu a ambição da Câmara Municipal em transformar a Semana da Gastronomia numa versão de festival alargado que “divulgue ainda mais a gastronomia concelhia e permita alavancar a economia local, particularmente a nossa restauração”.

A responsável deu conta ainda que este evento inserido naquela que é a maior Festa do Queijo de Portugal constitui nova oportunidade para destacar o menu gastronómico do concelho representado na Carta Gastronómica de Coimbra Região Europeia de Gastronomia. É também no âmbito desta iniciativa que se inserem o Passaporte e Voucher gastronómicos, que podem ser adquiridos no Posto de Turismo, e abrem portas aos menus de degustação nos municípios que integram a Região de Coimbra. No caso concreto de Oliveira do Hospital, há cinco restaurantes seleção que ostentam este selo de qualidade  no âmbito da iniciativa Coimbra Região Europeia de Gastronomia, como assinalou a vereadora Graça Silva e que permite “alavancar a nossa carta gastronómica”.

Na ocasião e quando faltam poucos dias para a realização da maior Festa do Queijo de Portugal, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo congratulou-se por “após dois anos ressurgirmos para convidar Portugal inteiro para provar o queijo e os nossos produtos. Teremos uma festa/feira que se quer segura mas onde encontraremos saberes e sabores ancestrais do concelho”. Um evento que se colocou num patamar de excelência, como assinalou e que é uma “grande montra de Oliveira do Hospital para ganhos de visibilidade quer dos nossos produtores quer dos nossos produtos locais de qualidade”, nomeadamente o Queijo Serra da Estrela que é a “coroa e centro da nossa feira”.

Frisando o forte contributo da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital para alavancar a economia local – estimando-se que tenha um impacto económico de sensivelmente 2,5 milhões de euros – o presidente José Francisco Rolo refere que é prova de que “no interior há vitalidade e garra para triunfar” e espera que esta edição da Semana da Gastronomia permita “valorizar o setor da restauração” que atravessou um período difícil nestes dois últimos anos devido à pandemia.

Por estas razões o autarca dirige um “entusiástico convite à Região de Coimbra e a todo o país para vir e saborear a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que é a maior de Portugal” e que “tenhamos um 12 e 13 de março cheios de visitantes”, que desfrutem de dois dias de “contacto com natureza e com produtos de qualidade que podem provar, levar e oferecer”.
“Que Oliveira do Hospital se transforme na capital dos produtos locais de qualidade em que o Queijo Serra da Estrela é o rei”, concluiu.

A lista de restaurantes aderentes pode ser consultada em: Semana da Gastronomia

Consulte o programa da Festa do Queijo Serra da Estrela: Programa

Bem vindo