Sucesso e alegria. São as duas palavras com que José Francisco Rolo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, faz o balanço da realização da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital nos dias 12 e 13 de março. “Sucesso pelo número de visitantes e de expositores. Por outro lado era evidente a alegria das pessoas pelo regresso” físico do evento ao coração da cidade de Oliveira do Hospital, deixando evidente que “dois anos de paragem não esmoreceram o entusiasmo que a Festa do Queijo Serra da Estrela suscita nas pessoas”.
Ocupando o centro da cidade, o certame foi visitado por “milhares de pessoas” e o autarca destaca que se “geraram boas oportunidades de negócio para os expositores e para os nossos produtores do Queijo Serra da Estrela, a coroa desta feira”. Prova disso é o escoamento do stock por parte dos produtores do Queijo Serra da Estrela DOP, que para o presidente do Município de Oliveira do Hospital “quer dizer que foi um sucesso de vendas e significa que a feira cumpriu uma parte da sua missão que era gerar um efeito multiplicador na economia local e gerar riqueza”.
Ao fazer um balanço da maior Festa do Queijo de Portugal, José Francisco Rolo dá natural realce às medidas anunciadas pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, aquando da inauguração da feira, que “valorizam a atividade”. Aliás, presente na entrega dos prémios do 69.º Concurso de Ovinos Serra da Estrela, o presidente da Câmara nota que “temos um conjunto de criadores de ovinos decanos aos quais se juntam outros, mais jovens, que chegam a esta atividade. E estes incentivos ajudam a termos mais criadores e mais produtores, ou seja a termos mais condições para termos um Queijo serra da Estrela de qualidade”.
Por outro lado, o autarca mostra-se atento à questão da certificação do Queijo Serra da Estrela que é de maior importância para este produto endógeno. “Termos produto certificado valida-o em Portugal, em Espanha e em qualquer outro país. A certificação é um selo de qualidade e genuinidade”.
Após ultrapassar os 50 mil visitantes, meta apontada neste regresso em formato presencial, a Festa revelou-se uma “montra de vitalidade do interior do país” valendo o esforço do investimento por parte da Câmara Municipal e o presidente José Francisco Rolo está já de olhos postos na próxima edição. “É muito agradável ver todo o recinto cheio de gente, ver uma avalanche de pessoas, sendo que do ponto de vista do negócio correu muito bem. O caminho agora é continuar, criando momento emocionais e introduzindo atrativos e novidades para quem vem e visita esta feira”, acrescenta o presidente do Município de Oliveira do Hospital piscando o olho aos visitantes de todo o país mas também da vizinha Espanha, nomeadamente da Galiza.