A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil realiza, no sábado, dia 1 de junho, na aldeia de Seixas, em Seixo da Beira, o Exercício Fénix 2024, de simulacro de um incêndio rural, e implementação do Programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras”
Esta ação de âmbito nacional visa avaliar o nível de resposta do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro e decorre no terreno daquela aldeia da freguesia de Seixo da Beira entre as 08h00 e as 13h00.
Em Oliveira do Hospital tem o envolvimento de mais de uma centena de pessoas, entre a população de Seixas, elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil de Oliveira do Hospital, bombeiros das corporações de Lagares da Beira e de Oliveira do Hospital, GNR e outras entidades.
Ao longo da manhã, é testada a capacidade de comando operacional, controlo e comunicações dos vários escalões decisórios intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro. Em paralelo, é instalado um Posto de Comando Operacional e uma “Zona de Concentração e Apoio à População” em Seixo da Beira.
A realização nacional do Exercício Fénix 2024 conta com as participações dos comandos sub-regionais de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela, Viseu e Dão Lafões.
No caso particular de Oliveira do Hospital, no decorrer do Fénix 2024 é implementado em Seixas o Programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras”, de proteção a pessoas e aglomerados populacionais.
Deste modo, o exercício contempla uma ação de “Confinamento” da população num “Refúgio Coletivo”, situado no Largo da Capela da aldeia.