A partir desta segunda-feira, dia 23 de novembro, vai ser possível votar nas propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em parceria com o Conselho Municipal da Juventude.
Com esta iniciativa, o Município procura alicerçar um modelo de gestão autárquica mais participada e informada com vista à definição de prioridades no investimento municipal.
O Orçamento Participativo Jovem é um processo de consulta direta aos cidadãos mais jovens conferindo-lhes a oportunidade de identificar e propor projetos que considerem de interesse para o concelho.
Após a apresentação das propostas e de um período de divulgação/sensibilização para que os proponentes pudessem apelar ao voto, terá início o período de votação nas sete candidaturas que deve ser efetuado online, na plataforma criada para o efeito – http://www.oliveiradigital.net/opj/index.php – onde se encontra a informação relativa às propostas bem como o formulário de votação.
Podem participar na votação os cidadãos que tenham idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos de idade que sejam trabalhadores, estudantes, residentes ou naturais do concelho de Oliveira do Hospital.
Assim, entre 23 de novembro e 4 de dezembro podem votar numa das seguintes candidaturas:
1. “Olhar sobre o Seixo” – realização de Oficinas de Cinema;
2. Melhoria do evento “Origens” – Travanca de Lagos;
3. “Requalificação do Parque Merendeiro do Senhor das Almas – Alqueve”;
4. Criação de duas “Residências Artísticas” – Lourosa;
5. Beneficiação de espaço exterior à Associação Desportiva e Cultural da Chamusca da Beira;
6. Criação de infraestrutura de desporto e lazer – Parede de Escalada no Parque do Mandanelho;
7. Remoção da cobertura de amianto nos balneários e adaptação do espaço em sala de estudo (Estádio Municipal de Oliveira do Hospital).
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital afetou ao Orçamento Participativo Jovem o valor de 10 mil euros, de acordo com o Orçamento Municipal, sendo que era necessário que as propostas de investimento se enquadrassem nas áreas das atribuições do município.